IV Fórum de Educação debate formação continuada de professores

Depois de promover ao longo do ano debates em quatro municípios de diferentes regiões do Interior cearense, a edição final do Fórum de Educação, promovido pelo mandato do deputado estadual Chico Lopes (PCdoB), acontece em Fortaleza, na próxima segunda-fei

“Formação de professores: da compreensão à necessidade de desenvolvimento permanente”. Para discutir esse tema, o IV Fórum Interinstitucional sobre Educação Pública no Ceará reúne esta segunda-feira, 18/12, a partir das 8h, no Plenário da Assembléia Legislativa, professores de Fortaleza e de todo o interior do Estado. A reunião do Fórum na capital cearense fecha as atividades de 2006, depois de debates realizados ao longo do ano nos municípios de Tauá, Sobral, Itapipoca e Maracanaú. A conferência principal do Fórum em Fortaleza fica a cargo do professor Maurício Holanda Maia, doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará, ex-secretário de Educação do município de Sobral e consultor da Câmara dos Deputados.


 


De acordo com a pedagoga Sâmia Helena de Souza, coordenadora executiva do Fórum e assessora do deputado estadual Chico Lopes (PCdoB), trata-se de um momento importante para a categoria docente debater os desafios e necessidades de sua atividade, principalmente no que diz respeito à formação dos educadores. “O Fórum é um espaço para debatermos a formação de professores, destacando a importância do investimento público em um processo contínuo e intensivo de capacitação. É uma oportunidade de os professores compartilharem experiências e avançar no discutir sobre a sua própria formação”.


 


Segundo a coordenadora, a qualidade da educação pública só será alcançada por meio de mais investimentos na capacitação dos docentes. “Não é qualquer curso de dois, três dias, pra ensinar uma metodologia colocada de cima pra baixo, que vai resolver o problema. É preciso um investimento sério em formação continuada. Só assim se pode começar a reverter as carências na formação dos professores, que refletem na aprendizagem e no desempenho dos alunos”, aponta.


 


PUBLICAÇÃO E ONG


 


As discussões realizadas nas diversas reuniões do Fórum de Educação darão origem a uma publicação dos anais. E os promotores do ciclo de debates articulam a institucionalização do Fórum na forma de uma Organização Não Governamental. “Será uma ONG chamada Fórum de Educação, de Pesquisa e Estudos Sócio-educativos, que vai ter como mote principal o sobre o trabalho na formação de professores, criando um espaço permanente de discussão. Através dela, poderemos Ter mais repercussão a essas atividades e trazer pessoas que possam construir projetos para tratar da formação de professores”, informa Sâmia Helena, adiantando que está nos planos a realização de pesquisas-projeto, em cidades do interior do Ceará, acompanhando durante um ano as atividades dos professores em cada município e trocando idéias.



IV FÓRUM INTERINSTITUCIONAL SOBRE EDUCAÇÃO PÚBLICA NO CEARÁ
18 de dezembro, das 8h às 13h, no Plenário da Assembléia Legislativa
Realização: Mandato Dep. Est. Chico Lopes – PCdoB
Patrocínio: Assembléia Legislativa e INESP – Instituto de Estudos e Pesquisa sobre o
Desenvolvimento do Estado do Ceará