Demissões rondam o Tocantins

Após as contratações – muitas consideradas irregulares – que antecederam a reeleição do governador Marcelo Miranda (PMDB), o Secretaria de Administração do governo anuncia que 12 mil servidores estão passíveis de demissão. É o destaque do noticiário de ho

clebertoledo.com.br


Três cidades do TO com menor PIB do Brasil Das cinco cidades brasileiras com menor Produto Interno Bruto (PIB) em 2004, três são do Tocantins: São Félix do Tocantins, Ipueiras e Oliveira Fátima.


 


Palmas x União A Prefeitura de Palmas quer que a União devolva aos cofres do município o desconto do FPM em novembro referente a valores repassados em janeiro e fevereiro. Em outubro, o município ganhou uma ação judicial pela redução do índice do FPM de 2006 de 6,66 para 5,28, promovida pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em março, atingindo vários cidades brasileiras. A Prefeitura também vai ingressar com outra ação questionando a redução do índice do FPM de Palmas para 2007, de 5,28 para 5,0.


 


Alberane é o novo presidente da Câmara de Miracema Alberane Borba (PSDB) venceu a disputa concorrendo o vereador marcelista Júnior Nolêto (PMDB). Borba contou com os votos de dois marcelistas, Maria Bala (PRTB) e Ronaldo Nolêto (PRTB), que foram decisivos na eleição.


 


Halum quer reeleição O presidente da Assembléia Legislativa, César Halum (PFL), anunciou sua pré-candidatura a um novo mandato na Casa. Ele disse que não é o candidato do PFL, “mas da Aliança da Vitória”, coligação que reelegeu o governador Marcelo Miranda (PMDB). “Não podemos partidarizar a eleição da Assembléia, vou trabalhar com todas as bancadas”, afirmou o presidente do Legislativo tocantinense.


 


Apoio a Elenil na Câmara de Araguaína Uma ampla composição pode garantir a eleição do vereador Elenil da Penha (PMDB) na presidência da Câmara de Araguaína, nessa sexta-feira. Outros candidatos são o atual presidente, Aldair da Costa Sousa, o Jipão (PR), e Rejane e Cleide, ambas do PRTB.


 


Kátia disputa sucessão de Bornhausen A colunista Eliane Cantanhêde, do jornal Folha de S.Paulo, afirma que a senadora eleita do Tocantins, Kátia Abreu, está na disputa pela sucessão do presidente nacional do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC). A jornalista chama a senadora eleita do Tocantins de “promissora Kátia” e diz que a tocantinense “não pensa pequeno”. Kátia atualmente é presidente nacional do PFL Mulher e presidente regional do partido.


 


12 mil servidores passíveis de demissão A nova secretária estadual de Administração, Sandra Cristina Gondim de Araújo, afirmou que, pelo menos, 12 mil servidores do Estado estão passíveis de demissão com o fim do primeiro governo Marcelo Miranda (PMDB), no dia 31. O governo está concluindo os estudos sobre a necessidade de pessoal na máquina administrativa. “Ainda não está acertada a forma como vão ocorrer as exonerações porque não podemos parar a máquina pública”, afirmou.


 


 


Relatório da CPI da Saúde na próxima semana A CPI ouviu, ontem, a última testemunha antes da entrega do relatório final. O ex-secretário de Saúde, Henrique Barsanulfo Furtado, prestou esclarecimentos e falou sobre supostos questionamentos realizados pelo Ministério da Saúde durante sua gestão, relacionados à prestação de contas de seu antecessor, Eduardo Medrado. Furtado havia sido acusado por Medrado, em depoimento prestado à comissão, no último dia 30, de não haver prestado os devidos esclarecimentos ao governo Federal, referentes à prestação de contas da gestão anterior, condenando o Estado a devolver os recursos oriundos dos convênios para a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).


 


TRE julgou mais de mil processos  O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins julgou, de 1º de janeiro a 30 de novembro deste ano, 1.144 ações, a maioria no período de propaganda eleitoral que se estendeu de julho a setembro.


 


Sesau nega surto de meningite A Secretaria Estadual de Saúde afirmou que os casos de meningite identificados no Estado do Tocantins “não caracterizam surto por apresentarem a ocorrência freqüente neste período”. Neste ano foram confirmados 72 casos de Meningite Bacteriana no Estado do Tocantins, dos quais 14 foram a óbito. Em 2005, foram 55 casos e 16 óbitos. 


 


Casa do Estudante é “projeto eleitoreiro” O projeto Casa do Estudante, da Secretaria Estadual de Juventude, foi classificado de “eleitoreiro” pelo presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE),  Fabrício Machado Silva. Segundo ele, as casas de Gurupi e Araguaína “ainda não passaram das inaugurações”, e as de Porto Nacional estão concluídas, mas em número insuficiente para atender a demanda. “E o mais grave é que no regimento interno da Casa (do Estudante), apresentado pela Sejuv, ele (secretário Ricardo Ayres) leva em conta o tempo de residência do estudante no Estado, deixando assim à margem do processo o aluno recém-chegado que mais precisa da assistência estudantil para concluir seus estudos no Tocantins”, afirmou.


 


Eleição para defensor público e corregedor Os defensores públicos do Tocantins elegem amanhã o novo defensor público geral e o corregedor da Defensoria Pública. A eleição será realizada na sede administrativa da Defensoria Pública. 


 


Eleições para diretores das escolas e creches Profissionais da educação, alunos, pais ou responsáveis da comunidade escolar pertencente às escolas, centros de educação infantil e creches municipais de Palmas participam domingo das eleições para os novos diretores das unidades de ensino. As apurações iniciarão imediatamente após a votação, e serão divulgadas ainda no domingo, já que o processo será feito com a utilização de urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE).


 


 


 


Equipe do Tocantins vence argentinos A equipe de Zacas Kick Boxieg, que representou o Estado na disputa do Campeonato Sul-Americano pela International Sports Conditioning Association (Iska), venceu a equipe Argentina. O evento aconteceu nos dias 9 e 10, em Várzea Paulista (SP), no Clube da Cica.  O técnico, Jaime Zacarias de Andrade disse que a equipe já recebeu convite para participar dos campeonatos nacionais de 2007, que vão acontecer no Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Santos e Argentina.