Sem categoria

Piauí realiza debate no dia nacional da conservação do solo

Amanhã (15/04) é o Dia Nacional da Conservação do Solo. Instituído pela Lei n° 7.876

O debate ocorre dentro do curso de Educação Ambiental e Sanitária, promovido pelo Governo do Estado, através da SEMAR, com participantes das cidades de Gilbués, Corrente e Barreiras. O curso que teve início no último dia 1º de abril, prossegue até o dia de 14 de maio, nos finais de semana, na Unidade Escolar Fausto Lustosa, em Gilbués.
 
Neste dia 15, a programação será especial. Os alunos do curso farão uma aula de campo, orientados pelo professor Doutor da Universidade Federal do Piauí e da Fundação Agente, Luiz Gonzaga Carneiro. Os alunos receberão conhecimento sobre as práticas de conservação do solo desenvolvidas pela SEMAR na região, através do Núcleo de Estudos e Recuperação de Áreas Degradadas em Gilbués – NUPERADE. Entre os métodos que serão apresentados está a técnica de plantio em nível, que segundo Luiz Gonzaga é uma prática conservacionista, onde são feitas curvas no solo em sentido contrário ao curso da água, protegendo o solo da erosão que a passagem da água provoca.
 
O Secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Dalton Macambira, ressalta que a prioridade do Governo no que concerne à preservação dos solos, é o desenvolvimento de técnicas que possibilitem barrar o avanço do processo de desertificação em Gilbués. “A construção do NUPERADE, assim como os cursos de educação ambiental com a população são essenciais para a proteção da região. O primeiro porque desenvolve técnicas cientificamente comprovadas de recuperação daquele solo e o segundo porque forma nas pessoas que utilizam o solo uma consciência ecologicamente correta de desenvolvimento sustentável mesmo fazendo uso da agricultura”, explica.
      
Desertificação no Piauí
 
O processo de desertificação em Gilbués, localizado a 797 quilômetros de Teresina, na região Sul do Piauí, iniciou-se na década de 40 e desde então vem evoluindo gradativamente. É considerado pelo Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAN-Brasil) como um dos núcleos de desertificação no Nordeste, sendo que a degradação do solo já atinge, além de Gilbués, mais sete municípios da região: São Gonçalo do Gurguéia; Corrente; Monte Alegre do Piauí; Barreiras do Piauí; Curimatá; Redenção do Gurguéia; e Bom Jesus.
      
A desertificação é um processo de degradação ambiental que ocorre nas regiões com clima árido, semi-árido e subúmido seco em quase todo o mundo. O fenômeno atinge principalmente populações pobres. É causado por alterações climáticas e ações humanas, prejudicando populações, biodiversidade e economia.