UNE e Ubes aderem ao manifesto contra o filme “Turistas”

Um manifesto divulgado na Internet incita, em letras maiúsculas, o boicote ao filme Turistas: “Não assistam, não dêem $$$ a uma produção que só visa acabar com nossa imagem”, diz um trecho do texto. Circulando há cerca de 15 dias na rede por meio

O filme – que estreou recentemente nos Estados Unidos e deve chegar aqui no inicio do ano que vem – se passa em um Brasil selvagem e pobremente idealizado, com direito à exacerbação do turismo sexual, doses sensacionalistas de violência gratuita, além da já conhecida série de incoerências geopolíticas com relação ao nosso país. A UNE e a Ubes declaram apoio ao manifesto, que não é assinado e acusa o filme de prejudicar a imagem do Brasil.


 


“Pelo trailler que está disponível na Internet e pelas matérias divulgadas na grande imprensa, o filme, mesmo sendo uma ficção, mostra uma imagem estereotipada do Brasil. Sabemos que indústria cinematográfica de Hollywood não está preocupada em fazer produções de qualidade colocando em foco a América Latina. Por isso a entidade se posiciona contra o filme Turistas“, afirma Gustavo Petta, presidente da UNE.


 


Estereótipos
Para o diretor de Cultura da UNE, Gustavo Viana, Hollywood deixa claro mais uma vez que pouco sabe sobre o Brasil, sempre visto de forma estereotipada por produções norte-americanas. “É fácil para os americanos olhar para o Brasil de forma preconceituosa, já que essa não é a primeira vez que isso acontece. Na verdade, eles têm esse olhar de cima para baixo, olham para nós como se fossemos realmente o quintal do seu império. Por isso é que aderimos ao manifesto e repudiamos essa produção”, diz.


 


Segundo o manifesto “a Embratur está preocupada com a péssima repercussão do filme lá fora” e estimula os destinatários: “Vamos fazer deste absurdo, pelo menos aqui no Brasil, um fracasso total de bilheteria”.


 


O filme se passa no Rio de Janeiro e conta a história de um grupo de seis jovens norte-americanos que escolhem o Brasil como destino para as férias. Nas cenas, as mais belas paisagens do país. Durante o trama, o grupo de jovens é roubado, seqüestrado e cai nas mãos de uma quadrilha de tráfico de órgãos. Em Turistas, cariocas falam espanhol, e selvas ficam ao lado de metrópoles.


 


Orkut
No Orkut, site de relacionamentos da Internet, existem várias comunidades que se dizem contrárias à produção hollywoodiana. Entre elas: “Boicote ao filme Turistas”, “Não ao filme Turistas” e “TURISTAS – sou contra o filme”, esta última com mais de 2000 membros.


 


As comunidades incentivam o boicote, assim como o texto do manifesto, sob o argumento de que os brasileiros não podem incentivar esse tipo de filme que divulga uma imagem estereotipada do País.


 


Confira o texto do manifesto


 


Boicote ao filme Turistas – defenda o seu país


 


Vamos iniciar uma campanha em massa para BOICOTAR integralmente o filme americano TURISTAS, que estréia lá em 1º de dezembro e aqui em Janeiro ou Fevereiro, distribuído pela Paris Filmes.


 


Para quem não sabe, o filme conta a história de seis jovens americanos que vêm ao Brasil de férias. Chegando aqui tomam uma caipirinha com 'boa noite Cinderela', são assaltados, seqüestrados, torturados e por fim têm os órgãos roubados por traficantes da industria negra dos transplantes. Alguns morrem e mesmo os que sobrevivem não têm um final feliz.


 


O filme é classificado como TERROR, comparado ao filme 'O Alberge', e a EMBRATUR já está tão preocupada com a péssima repercussão do filme lá fora que, temendo uma queda brusca na receita do país vinda do turismo internacional, já está preparando campanhas intensas para serem veiculadas lá fora e tentar minimizar os estragos.


 


Façamos então a nossa parte. Vamos fazer deste absurdo, pelo menos aqui no Brasil, um fracasso total de bilheteria. NÃO ASSISTAM, NÃO DÊEM $$$ A UMA PRODUÇÃO QUE SÓ VISA DENEGRIR NOSSA IMAGEM.


 


Só pra se ter uma idéia, o trailer começa com a frase: 'Num país onde vale tudo, tudo pode acontecer!!! Passem essa mensagem para o maior número de pessoas, pois eu considero que seja nossa obrigação não passar nem na porta dos cinemas que estejam exibindo esse filme.


 


Leia também:


Ator do apelativo “Turistas” pede desculpas aos brasileiros 


 


Críticos e internautas detonam filme ofensivo ao Brasil