Mariano Freitas – Ah! Se eu pudesse falar…

Uma conversa imaginaria de Mariano Freitas com sua mãe, dona Luzia, que ''partira para local ignorado há 42 anos''.

Entrei exausto e sentei-me no centro da sala. Recostei-me e dei uma panorâmica geral reconhecendo o espaço em que vivo. Bem não estirara as pernas fui assaltado por uma necessidade premente de falar com minha mãe, bati a mão no telefone celular e só então me dei conta que o aparelho não alcançaria dona Luzia, ela partira para local ignorado há 42 anos. Ah! Se eu pudesse falar com minha mãe, nem que fosse pelo aparelho cheio de chiado como são os daqui no bairro do Cocó. O que conversaríamos? Outro dia assisti a Orquestra Sinfônica de Berlim tocar um tango, “por uma cabeza” e a lembrança dela e de Tereza Aragão veio abruptamente, devo quando criança ter ouvido elas solfejarem esta música, os olhos marejaram e sofri por elas não terem a oportunidade de ouvir a melodia tão esplendidamente orquestrada por aqueles músicos maravilhosos. Já pensou minha mãe e a Tetê ouvindo na minha casa aquelas preciosidades de acordes e de arranjos, era demais, muito demais.


 



Tanto tempo sem conversarmos, tantas novidades, tantas mudanças. Ahí como vão os compromissos. Sim, porque sem dúvida estás metida nalguma empreitada. Tens muita energia, inteligência e generosidade para ficar parada. O que fazes, ensinas, canta, discute com quem, quais são os adversários e os amigos? O povo é feliz?. Encontras com algum amigo ou fizeste um novo circulo de convivência?


 



Não vou relatar os últimos acontecimentos políticos, já que daí mantém-se atenta a todas as manobras que a mundiça cínica usurpadora da direita é e sempre foi capaz, afinal lutastes muito na década de cinqüenta contra os inimigos de Vargas. Falar nisso que fim levou o Carlos Lacerda?Tem visto o Juscelino, ainda muito elegante? E Getúlio mamãe, mantém a serenidade, comenta que suas teses estão sendo retomadas com mais consciência popular? Gostaria de discutir com ele e JK, manda eles fazerem um manifesto de apoio a LULA pois este vai precisar de muita força no segundo governo. E Prestes, Brizola já fizeram alguma reflexão crítica? Já descobristes o endereço do Lênin mamãe, vê se ele redige um documento para a esquerda brasileira se entender, discutir com o cérebro vincado mais no real e escutar mais as ações que o povo brasileiro está berrando nas ruas, ações que devem ser construídas sem muita filigrana acadêmica, ele precisa dar um cagaço do jeito que só ele sabe dar nos companheiros acometidos com a doença do esquerdismo infantil. Se apresente, diga que é uma professora primária do sertão dos inhamuns e mesmo sem ter leituras do marxismo sempre foi comunista por vocação e compromisso com a civilização da humanidade, ele vai gostar muito da senhora , a linguagem dele é parecida com a gente, calcada dentro da realidade e a grande pergunta O QUE FAZER teremos que responder agora. Antonio Conselheiro ainda anda com aqueles camisolões organizando os sem terra? E Lampião com Maria Bonita ainda se amam? Temos muita saudade de Darcy Ribeiro, continua muito mulherengo? Com Darcy é preciso muito cuidado com as cantadas, mas a senhora sempre tratou isso com muita firmeza. Provavelmente João Amazonas já se instalou em bairro discreto, está velinho mas tem muita massa cinzenta, previu quase tudo o que está acontecendo. Comente com ele o grande salto do povo do Ceará, elegendo um senador do PCdoB, partido que ele dirigiu por muito tempo. E o Presidente Jango? Che Guevara, dizem que era um homem muito bonito, a senhora já o viu? O Vinícius e o Jorge Amado, provavelmente ainda são muito concupiscentes. O Orlando Silva, o Nelson, a Elis, Dalva de Oliveira, Luís Lua Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Pixinguinha e o Tom Jobim continuam compondo e cantando preciosidades? Deve ser especialmente gratificante ouvi-los. Falando neles lembrei-me do Petrúcio Maia,um amigo nosso compositor que é uma excelente convivência, procure-o, a senhora vai gostar muito da figura.


 



E o nosso povo de Tauá, dona Luzia, Dondon Feitosa já se encontrou com Tereza Aragão, tão bom que a senhora botasse as duas para conversar, fazendo as pazes elas teriam muito a ganhar, duas inteligências que poderiam produzir grandes acontecimentos pra moçada toda se animar e recordar velhos tempos; João Firmino e Laura Nóbrega ainda continuam na peitica por pequenas causas, tão bom se a gente pudesse revê-los; e Mãe Baum, grande Mãe Baum, tanta saudade da firmeza daquele olhar. Tia Iracema continua rindo de tudo? Naturalmente foi muito bom quando ela chegou , dividem o mesmo teto? O Arial Souto, Agamenon e o Doca Alves continuam com aquelas gaitadas de fazer qualquer um chorar de rir? O Zé Carvalho levou aquele lindo jipe amarelo para flanar nos finais de tarde pela cidade, ele já a convidou para um passeio? Grande figura o Zé. O José Aragão, Ari Freitas, Francisco Firmino e Gerardo Paiva partiram há pouco tempo, a senhora já os localizou, jantaram juntos, deve ter sido muito bom recebê-los e orientá-los na nova vida.


 



Sim mamãe, ia me esquecendo do grande Alberto Feitosa, nosso médico, e do Alberto Lima que tanto nos divertiu, que tanto revirou Tauá, dando uma sacolejada nos velhos valores tradicionais de Tauá. O Licínio Serra e o poeta Lulu Lima já fizeram alguma seresta na vila onde a senhora mora? As amigas, sem dúvida, correram todas para as frestas das janelas. O Zé Preto e o Zé Borges devem ajudar muito a senhora na sua lida diária. Maria Mendes já fez aquele macarrão no forno que enchia a nossa boca de saliva? Deves procurar Dona Maria Sátiro mãe de Auri, convide-a para comer tapioca com café, será uma tarde muito agradável e sem dúvida ficarão amigas. Ah! mamãe tanta gente boa já partiu que a senhora deve viver uma vida numa comunidade muito diferente da nossa. Um grande beijo receba e transmita a todos, a estes e outros, que nós jamais os esqueceremos. Até um dia.


 



Mariano


 


 


Fonte: http://marianoaraujofreitas.blog.terra.com.br/