Novo secretário da Defesa dos EUA confirma arsenal nuclear de Israel

O novo secretário da Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, irritou os alidos americanos mais próximos, os israelenses, pela  “franqueza” de dizer aquilo que as administrações americanas sempre esconderam: que Israel possui o único arsenal nuclear

Durante a audiência de confirmação de Gates no Senado, na terça-feira, ele falou dos motivos pelos quais o Irã pode estar buscando uma bomba atômica: “Eles estão cercados por potências com armas nucleares: o Paquistão ao leste, os russos ao norte, os israelenses a oeste e nós no golfo Pérsico”.


 


A declaração foi destacada no noticiário israelense, já que Israel adota a política de não confirmar e nem negar que possui armas nucleares. A rádio das forças armadas israelenses afirmou que Gates “pode ter infringido” a política americana do “não pergunte, não conte”, que remonta ao fim dos anos 1960.


 


“É inédito”, disse um ex-diplomata israelense, que a agência oficiosa britânica Reuters preferiu não identificar, quando questionado sobre o depoimento de Gates. “Só posso imaginar que ele ainda não conhece bem os entendimentos que existem entre nós e os americanos”.


 


De acordo com documentos secretos recentemente mencionados pela revista Bulletin of the Atomic Scientists, durante o governo do presidente Richard Nixon os Estados Unidos sabiam que Israel tinha desenvolvido armas nucleares, mas preferiu não pressionar o aliado a esclarecer o que possuía e aceitar as normas internacionais.


 


Israel alega que sua “ambigüidade estratégica” afasta inimigos numericamente superiores sem provocar uma corrida armamentista. Essa postura provoca profunda irritação nos árabes e no Irã, que denunciam os Estados Unidos por usarem dois pesos e duas medidas na região.


 


Ao não declarar publicamente que possui armas nucleares, Israel também dribla a proibição americana ao financiamento de países que tenham armas de destruição em massa. Assim, o Estado terrorista israelense pode receber a “ajuda” militar anual de cerca de US$ 5 bilhões de Washington.