Lançamento de OP em São Sebastião do Passé reúne 400 pessoas

Por Hilda Fausto, de São Sebastião do Passé


Em ato de lançamento de Orçamento Participativo (OP) no município baiano de São Sebastião do Passé, prefeita Tânia Portugal compremete-se com a busca por maior integração entre população e administraç


“Hoje, estamos iniciando um novo processo de participação popular em São Sebastião do Passé. Queremos e vamos governar com o povo dessa cidade”. O compromisso foi assumido pela prefeita Tânia Portugal, do PCdoB, durante o ato de lançamento do Orçamento Participativo do município, realizado na noite de quinta-feira, dia 30, e que contou com a participação de mais de 400 pessoas, a maioria lideranças populares da sede e da zona rural.


O Orçamento Participativo do município ficará subordinado à Secretaria de Governo. Responsável pela pasta, o secretário Luiz Gavazza explicou à comunidade como o OP irá funcionar na prática. “Não tenho dúvida de que estamos hoje criando um instrumento eficiente que tem condição de melhorar ainda mais a relação de nossa administração com a comunidade”, disse o secretário Gavazza.


Também foram apresentados à população os quatro coordenadores regionais que atuarão nas oito zonas (quatro urbana e quatro rurais) criadas exatamente para garantir maior participação popular: Alberto Valente, Erotides Santana, Lídia Venâncio e Moisés Cardeal. A coordenação-geral ficará a cargo de Pedro Gomes, que também responde pela Ouvidoria Municipal, também recém-criada.


Além de receber informações de como funcionará o OP do seu município, a platéia presente teve ainda a oportunidade de conhecer a experiência bem-sucedida de participação popular de Aracaju, capital sergipana hoje governada por Edvaldo Nogueira, também do PCdoB. A apresentação foi feita por Rômulo Rodrigues, secretário de Orçamento Participativo daquela capital, para quem “só administrações verdadeiramente comprometidas com o povo têm a ousadia de criar um instrumento de cidadania forte e eficaz como este. A Prefeitura e o povo de São Sebastião do Passé estão de parabéns!”, ressaltou.


São Sebastião do Passé completou em outubro último 80 anos de emancipação política. O município, que pela primeira vez é governado por uma mulher, tem cerca de 42 mil habitantes. Sua área geográfica é de 550 KM2 e possui quatro distritos: Banco de Areia, Nazaré de Jacuípe, Lamarão de Passé e Maracangalha.