Cultura

11 de junho de 2012 - 19h21

Obra de Celso Furtado destaca elo entre cultura e desenvolvimento

Nesta sexta-feira, 15 de junho, o Centro Celso Furtado apresentará debate seguido do lançamento de novos textos do economista e ex-ministro, reunidos no livro "Ensaios sobre Cultura e o Ministério da Cultura".


divulgação
Nova obra com textos inéditos de Celso Furtado
A obra foi organizado pela viúva do autor, Rosa Freire d 'Aguiar Furtado, e reúne 80% de textos  inéditos. Eles revelam uma faceta do homem público pouco conhecida e que se refere à sua preocupação com a cultura e a relação entre Cultura e Desenvolvimento.

Leia trecho exclusivo a seguir:

“A vontade coletiva terá de surgir de um reencontro das lideranças políticas com os valores permanentes de nossa cultura. É aqui que se insere a questão inicial: quem somos? Uma reflexão sobre nossa própria identidade terá que ser o ponto de partida do processo de reconstrução que temos pela frente, se desejamos que o desenvolvimento futuro seja alimente da criatividade do nosso povo e contribua para a satisfação dos anseios mais legítimos deste. Devemos pensar em desenvolvimento a partir de uma visualização dos fins substantivos que desejamos alcançar e não da lógica dos meios que nos é imposta do exterior. A superação do impasse estrutural que está no fundo da nossa crise somente será lograda se o desenvolvimento futuro conduzir a uma crescente homogeneização de nossa sociedade e abrir espaço à realização das potencialidades de nossa cultura.”
(Celso Furtado, in “Ensaios sobre cultura e o Ministério da Cultura”)


O evento de lançamento, na Livraria da Travessa (rio de Janeiro), contará com as presenças de Rosa Freire Furtado, Carlos Lessa e Oswaldo de A. Santos (prefeito de Ouro Preto – MG).

Serviço:
Ensaios sobre Cultura e Ministério da Cultura
Autor: Celso Furtado
Organizado por Rosa Freire d 'Aguiar Furtado
(série Arquivos Celso Furtado – vol. 5)

Local: Livraria da Travessa (Shopping Leblon)
Horário:19 horas
Local: Livraria da Travessa (Shopping Leblon)
A partir das 19 horas
  • VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENCAMINHAR

Últimas Mais