Cultura

9 de abril de 2010 - 14h38

Aldo Rebelo lança 'Palmeiras x Corinthians 1945' em SP


A publicação, da Editora Unesp, retrata o conturbado cenário político de 1945 e seus reflexos no esporte que, além de paixão nacional, sempre esteve diretamente ligado à identidade do povo brasileiro.

Esta crônica de Rebelo, que também é jornalista, reconstrói o histórico embate entre os rivais Palmeiras e Corinthians para além das jogadas plásticas de Junqueira, Waldemar Fiúme, Canhotinho, Milani, Domingos e Ruy. O enfoque principal está nos lances estratégicos que aconteciam nos bastidores políticos do amistoso, desenhando os caminhos dos fatos ocorridos em 1945, ano rico em acontecimentos no mundo e no Brasil.

Mas Palmeiras X Corinthians não é feito só de política. Afinal, é impossível falar de futebol sem evocar emoções e, no caso dessa peleja antológica, nostalgia. O autor dedica capítulos inteiros para descrever como se deu a preparação técnica dos times para o jogo, a cobertura pela imprensa e, por fim, um panorama do clássico, que teve vitória de 3 a 1 para a equipe alviverde.

Para inserir o leitor no contexto da época e legitimar os fatos narrados, o livro conta com uma grande quantidade de anexos, tais como súmulas, recortes de jornais do período e fotografias dos principais personagens que fizeram parte dessa história – presidentes de clubes, políticos, jogadores e líderes sindicais.

A narrativa minuciosa, em linguagem coloquial que remete a um romance de ficção, é intercalada com entrevistas e depoimentos de pessoas ligadas direta ou indiretamente ao jogo em uma pluralidade de visões acerca de um episódio, de outra forma, fadado ao esquecimento. 

O lançamento, com direito a bate-papo e sessão de autógrafos, acontece neste dia 9, às 19h30, no Auditório do Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu (Praça Charles Miller, s/nº), em São Paulo.

Sobre o autor

Aldo Rebelo é jornalista e deputado federal – já no quinto mandato - pelo PCdoB. Foi presidente da União Nacional dos Estudantes (1980-1981), vereador em São Paulo (1989-1991), ministro da Coordenação Política do Governo Lula (2004-2005) e presidente da Câmara dos Deputados (2005-2007). Em seu currículo, está a criação da CPI da CBF/Nike, que examinou o polêmico contrato de patrocínio da Seleção Brasileira pela multinacional americana.





  • VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENCAMINHAR

Últimas Mais