Geral

13 de março de 2014 - 9h59

Câmara aprova emissão de visto pela internet para turistas 


O visto eletrônico é considerado um grande avanço pelo deputado Cadoca. “É um estímulo para quem quer vir ao Brasil por ser um procedimento rápido, moderno e seguro. Se podemos votar, fazer transações interbancárias e compras pela internet, por que não podemos solicitar e emitir vistos pela rede? Instrumentos de segurança já estão disponíveis”, destaca Cadoca.

Ele ressalta ainda que o mecanismo é importante para ajudar o país a se livrar de uma estatística pífia: que é a marca de aproximadamente seis milhões de turistas estrangeiros por ano, de acordo com números do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).

Até 2012, a marca era de cinco milhões de turistas estrangeiros por ano. Um número ainda pior do que o atual e que ficou congelado por dez anos. O deputado Cadoca avalia que o visto eletrônico, ao simplificar o processo, poderá ajudar significativamente a reverter a situação

Para obter o visto via internet, segundo o projeto de lei, o interessado deve preencher e enviar formulário eletrônico que estará disponível no Portal Consular do Ministério das Relações Exteriores; apresentar por meio eletrônico os documentos solicitados; pagar as taxas cobradas; e seguir o rito procedimental previsto nas normas do manual do Serviço Consular e Jurídico do Ministério das Relações Exteriores.

A autoridade consular brasileira poderá solicitar a apresentação dos originais dos documentos para tirar dúvidas e também pedir documentos adicionais para a instrução do pedido.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Cadoca


  • VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENCAMINHAR

Últimas Mais