América Latina

9 de janeiro de 2014 - 14h58

Justiça argentina suspende construção de nova fábrica da Monsanto


Reprodução
 As atividades da Monsanto despertam polêmicas em todo o mundo, em função das denúncias sobre os danos à saúde e impactos ambientais.  As atividades da Monsanto despertam polêmicas em todo o mundo, em função das denúncias sobre os danos à saúde e impactos ambientais.
"Prestamos uma queixa criminal para informar os promotores de certas irregularidades e violações à lei ambiental que ocorreram no coração do Ministério do Meio Ambiente, que está envolvido na concessão de autorizações ao projeto", afirmou o advogado Raúl Montenegro, autor do recurso. Com cartazes de "Basta de saque e contaminação", manifestantes de entidades ambientalistas fizeram vigília em frente à sede do tribunal para protestar contra a empresa. 

A Monsanto, por sua vez, defendeu-se das acusações. "Consideramos legítimo nosso direito de construir, pois cumprimos com todos os requerimentos legais e obtivemos a autorização para a obra de acordo com a regulamentação vigente", afirmou a empresa, em comunicado. A principal atuação da Monsanto se dá no setor agrícola, fabricando produtos químicos, herbicidas e sementes — muitas delas transgênicas.

A ordem judicial impede que o governo regional de Córdoba, a 650 quilômetros a capital Buenos Aires, autorize a Monsanto a construir no local sem a conclusão do estudo ambiental. A fábrica a ser contruída pela Monsanto prevê a ocupação de 27 hectares de terreno.

Desde setembro de 2013, os manifestantes já vinham realizando protestos e tentando na Justiça argentina bloquear a construção da nova fábrica de sementes.

As atividades da Monsanto despertam polêmicas em todo o mundo, em função das denúncias sobre os danos à saúde, os impactos ambientais e a incerteza sobre os efeitos da alteração genética de suas sementes.

No Brasil, a multinacional também está envolvida em processos judiciais bilionários a respeito da cobrança de royalties sobre as sementes de soja transgênica, amplamente utilizada em todo o país.



  • VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENCAMINHAR

Últimas Mais