Geral

26 de abril de 2013 - 12h38

Semana de Ação Mundial: entidades fazem consulta a professores

Como parte das ações nacionais da Semana de Ação Mundial (SAM 2013), a Rede Vozes da Educação e a Campanha Nacional pelo Direito à Educação lançaram a Consulta participativa: "como vão os professores da sua escola?”. A ideia é estimular estudantes e interessados no assunto a entrevistarem seus professores e professoras para saber quais são suas demandas e, com isso, construir uma agenda de valorização do docente, para promover o debate sobre a valorização destes profissionais.



Para participar é necessário formar um grupo que deve ter um articulador, o qual será responsável pelo envio dos resultados, e dar início aos estudos e discussões sobre a situação geral dos/as profissionais de educação do Brasil. Para auxiliar nessa etapa, o site da Semana de Ação Mundial disponibiliza textos, vídeos e outros materiais que abordam o assunto. Essa fase é importante para ajudar os pesquisadores a entenderem as questões que envolvem a valorização dos professores.

Em seguida, duplas ou trios devem começar o processo de coleta de informações com o formulário que contém 20 perguntas. Professores/as de qualquer rede de ensino, área, nível ou modalidade de educação podem ser entrevistados/as. A pesquisa pode ser feita e enviada até o final do mês de maio e na medida em que as respostas vão sendo enviadas já é possível consultar os resultados.

Além da consulta participativa, a Rede Vozes também está impulsionando uma mobilização virtual nas redes sociais para dar visibilidade às condições dos/as profissionais de educação no Brasil. Para conhecer e apoiar esta campanha no facebook, clique aqui.

Para mais informações: http://consulta.vozesdaeducacao.org.br

SAM 2013

A Semana de Ação Mundial acontece simultaneamente em mais de 100 países entre 21 a 28 de abril, e neste ano traz o lema "Nem heroi, nem culpado. Professor tem de ser valorizado!”. Em 2012, a SAM conseguiu mobilizar mais de 152 mil pessoas que participaram das ações em todo o Brasil.

Saiba mais sobre a Semana de Ação Mundial no Blog da SAM 2013

Rede Vozes da Educação

A Rede Vozes da Educação é uma articulação de organizações latino-americanas que defende a qualidade da educação pública. Ela é composta pela ONG Ação Educativa (Brasil); Centro para el Desarrollo de la Inteligencia (Paraguai); Centro de Estudios Sociales (Chile); El Abrojo (Uruguai); Fundação Avina; Fundación Fe y Alegria (Venezuela) e Universidad de La Frontera – Departamento de Educación. Visite o site.

Fonte: Adital
  • VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENCAMINHAR

Últimas Mais