América Latina

5 de março de 2013 - 15h39

Farc expressam para congressistas compromisso com a paz 


As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia - Exército do Povo (Farc-EP), expressaram seu compromisso com o fim do conflito armado, durante conversas com congressistas colombianos de visita no país, segundo comunicado divulgado nesta terça-feira (5) pela guerrilha.


A delegação de paz insurgente na mesa de diálogo instalada em Cuba com o governo do presidente Juan Manuel Santos recebeu na última segunda-feira (4) integrantes do Senado e da Câmara de Deputados da Colômbia. 


No ambiente cordial e franco, a reunião abordou assuntos relacionados com a busca pela paz, considerando o caráter de direito e dever de obrigatório cumprimento que ela constitui e coloca os colombianos na situação de sustenta-la empenhando máximos esforços, precisa o texto.

As Farc-EP informam que reiteraram os parlamentares, liderados pelo presidente do Senado, roy Barreras, sua vontade de “persistir sobre qualquer adversidade na busca de uma solução pacífica” para o conflito.

Também consideraram importante a vinculação de novos setores da sociedade colombiana para o processo de paz. Neste sentido a guerrilha celebrou a contribuição do diálogo com o governo das Mesas Regionais de Paz, criadas pelo Congresso do país e também do Fórum Política de Desenvolvimento Agrário Integral, realizado em dezembro em Bogotá.

Segundo o comunicado, os legisladores compartilharam com a equipe insurgente sobre os preparativos que as Comissões de Paz do Senado e da Câmara dos Deputados executam para dar inicio a segunda jornada das mesas regionais.

Durante a aproximação o presidente do congresso manifestou o compromisso de que o Parlamento não legislaria sobre assuntos que são matéria da agenda do diálogo até que as partes cheguem a acordos concretos.

O processo de paz se desenvolve sobre uma agenda de seis pontos; o tema agrário, o problema do narcotráfico, a participação política, o fim em si do conflito, a atenção às vítimas e referendar e verificar do pactuado na mesa.

Na última sexta-feira (1), as delegações das Farc-EP e governo colombiano concluíram no Palácio de Convenções de Cuba o quinto ciclo dos diálogos, que serão retomados na próxima segunda-feira (11).

Veja o especial do Vermelho sobre os Diálogos de Paz 

Fonte: Prensa Latina
  • VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENCAMINHAR

Últimas Mais