Brasil

12 de abril de 2010 - 14h44

Seminário debate desenvolvimento, meio ambiente e cultura 


O Seminário sobre o Centro-Oeste: desenvolvimento, meio ambiente e cultura se realizará entre os dias 23 e 24 de abril no Auditório da Faculdade de Enfermagem e Nutrição (Av. Universitária com 1ª Avenida s/n, Setor Universitário), em Goiânia.

O evento tem como principal objetivo contribuir em diversos níveis – federal, estadual e municipal – na elaboração de macropolíticas que tenham como eixo norteador, conquistar condições de vida digna para toda a população e um meio ambiente equilibrado e saudável.

Segundo o professor Silvio Costa, diretor da Fundação Maurício Grabois em Goiás e organizador do Seminário, após as discussões nas mesas temáticas vão ser apresentados diagnósticos e na Plenária final será apresentada uma síntese das questões fundamentais e de uma plataforma de lutas. “Claro que o intuito maior do Seminário é subsidiar as pessoas que atuam na área nos municípios e nos estados que fazem parte da região Centro-Oeste” – aponta Silvio.

De acordo como professor, a meta é atingir neste primeiro debate as pessoas que trabalham na área ambiental e desenvolvimento econômico nos municípios, estudiosos do assunto, como professores, mestrandos e estudantes em geral.

Para Silvio Costa, outro objetivo importante do Seminário é contribuir para a superação da predominância de macropolíticas. “Legisladores e administradores públicos atendem o tema com pouco interesse, outros setores são movidos por interesses mercadológicos que acabam ocupando o solo de forma desordenada e predatória, seja no campo, ou seja, nas cidades. Temos que usar nossas ferramentas para não deixar que isso aconteça.” – assinala o professor.

A abertura do evento acontecerá às 15 horas do dia 23, sexta-feira com término marcado para às 22 horas. No sábado, dia 24, o Seminário terá inicio às 9 horas. A Plenária final acontece das 17 às 19 horas. 

A Fundação Mauricio Grabois organiza o evento e tem como parceiros a Pró-reitoria de extensão e cultura da Universidade Federal de Goiás, o Instituto de Estudos Sócio-Ambientais/UFG, SINPRO-Go, APUC, SINT-IFESgo, SBPC-Regional Centro-oeste, Pontão de Cultura República do Cerrado, AMMA e Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil.

Biodiversidade

O Cerrado é cortada por três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul e cobre quase toda a extensa região Centro-Oeste, ocupando uma área superior a 2 milhões de km², cerca de 23% do território brasileiro.

Os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Piauí, Distrito Federal, Tocantins e parte dos estados da Bahia, Ceará, Maranhão, São Paulo, Paraná e Rondônia abrangem o Cerrado. Entretanto, o Cerrado e o Pantanal vem sendo indiscriminada e aceleradamente alterada pela destruição de seu hábitat, pelo desmatamento e introdução de espécies exóticas invasoras.

Mais informações e inscrições: (62) 3225-6539 ou fundacaomauriciograbois.go@gmail.com

Programação Seminário Centro-Oeste

Dia 23-04-2010 (sexta-feira)

15 às 16 horas
• Desenvolvimento e Meio Ambiente
Conferencista: Aldo Arantes (Fundação Mauricio Grabois).
Coordenador dos trabalhos: Prof. Silvio Costa (PUC-Goiás).

16 às 17h30
• Cerrado – biodiversidade, clima, desmatamento, pesquisas sobre o cerrado, reserva legal, APPs, Unidades de Conservação, desenvolvimento do cerrado. Diagnóstico e Propostas.
Conferencistas: Prof. Marcelo Rodrigues Mendonça (UFG-Catalão), Prof. Altair Sales (PUC-Goiás), Prof. Roberto Malheiros (ITS/PUC-Goiás).
Coordenadora dos trabalhos: Profª. Juliana Ramalho Barros (IESA-UFG)

19 às 20h030
• Pantanal – biodiversidade, clima, pesquisas, desenvolvimento e Conservação. Diagnóstico e Propostas.
Conferencista: Profª. Solange Ikeda (UNEMAT)
Coordenador dos trabalhos: Prof. Silvio Costa (PUC-Goiás)

20:30 às 22 horas
Abertura: Fábio Tokarski– Presidente Estadual do PC do B/GO, Vereador Presidente da Comissão Pró Desenvolvimento da Câmara Municipal de Goiânia e Coordenador do Fórum em Defesa do Rio Meia Ponte.
Convidados: Reitores UFG e PUC-Goiás, representantes de partidos políticos e do PCdoB do DF, MT e MS, entidades parceiras.
Coordenação dos trabalhos de abertura: Aldo Arantes

Dia 24-04-2010 (sábado)
9 às 10:30 horas
Recursos Hídricos – importância, degradação, conflitos de usos, comitês de bacia, políticas públicas de recuperação. Diagnóstico e propostas.
Conferencistas: Prof. Romualdo Pessoa (IESA-UFG), Prof. Leandro Gonçalves (UFG), Ana Paula Fiorenze (Gerente de recursos hídricos-Semarh)
Coordenadora dos trabalhos: Profª. Edwiges Conceição Carvalho Correia (PUC-Goiás)

10:30 à 12 horas
Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente – modelo de desenvolvimento agrícola, expansão das culturas de cana de açúcar, soja e algodão, agro-tóxicos, pecuária extensiva, ocupação do solo, novas formas de produção agrícola (plantio direto). Diagnóstico e propostas.
Conferencistas: Prof. Emiliano Lobo de Godoi, Prof. Lino C. Borges e Prof. Robson Luis de Morais.
Coordenadora dos trabalhos: Profª. Dinalva Donizete Ribeiro (UFG-Jataí)

14 às 15:30 horas
Meio Ambiente Urbano- poluição, transporte, lixo, drenagem urbana, esgoto, ocupação do solo em áreas de risco, clima, nascentes urbanas, áreas de preservação, planejamento urbano. Diagnóstico e propostas.
Conferencistas: Prof. João de Deus (IESA-UFG), Clarismino Luiz Pereira Júnior (Agência Municipal do Meio Ambiente – AMMA/Goiânia), Henrique Labaig (PUC-Goiás).
Coordenadora dos trabalhos: Prof. Lúcia Rincon (PUC-Goiás)

15:30 à 17 horas
• Meio ambiente e identidade cultural – Origem e diversidade na construção da identidade cultural da população.
Conferencistas: Prof. Eguimar Felício (IESA-UFG) e Sandro de Lima (Teatrólogo, ex-secretário de Cultura de Goiânia)
Coordenador dos trabalhos: Virgilio Alencar (Coordenador do Pontão de Cultura República do Cerrado)

17 às 19 horas
Grupos de trabalho
Para cada tema debatido, a partir das exposições e dos debates, os Coordenadores dos trabalhos e a Comissão de relatoria apresentarão síntese do diagnóstico e das propostas e logo após será realizado debate e apresentadas novas sugestões.

19 horas
Plenária final
Apresentação de uma síntese das questões fundamentais e de uma plataforma de lutas.


Da redação local,
Eliz Brandão


  • VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENCAMINHAR

Últimas Mais

INSERT command denied to user 'noticias'@'186.202.132.166' for table 'tb_noticias_contadores'