A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Especiais

Fórum Municipal dos BRICS inaugura uma nova fase de cooperação

O Primeiro Fórum Internacional dos Municípios BRICS foi realizado de 19 a 22 de setembro, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores da Federação Russa, no âmbito do projeto de cooperação municipal internacional do BRICS. O evento atraiu a participação dos municípios do BRICS e contou com a presença de representantes do Brasil, Índia, China e República da África do Sul.

Silvério Fontes e o início das manifestações de 1º de maio no Brasil.

A cidade de Santos (SP) foi a primeira a organizar a manifestação maior dos trabalhadores no Brasil, em 1895. Foi produto de condições determinadas como a situação social da cidade, o nascente movimento socialista brasileiro e as articulações da II Internacional. Silvério Fontes foi expoente na organização dessa primeira manifestação de 1º de maio, além de um jornal, um manifesto e um partido socialista. Ao fim da vida, Silvério integrou as fileiras do recém fundado Partido Comunista do Brasil.

 A Crise do Trabalho em São Paulo durante os Governos do PSDB

 O mundo do trabalho tem passado por profundas transformações nas últimas décadas. Além dos efeitos regressivos da crise estrutural do capitalismo e das reformas trabalhista e sindical promovidas pelo governo ilegítimo que completa, agora, dois anos, está em curso também a quarta revolução industrial. São fenômenos que tem efeitos devastadores para os trabalhadores.

Por Vânius Oliveira*

 Leia o especial “As Tramas que os Tucanos de São Paulo não Contam”

 O “Vermelho-SP” – seção estadual do Portal Vermelho – lançou nesta semana uma série sobre o legado da gestão Geraldo Alckmin (PSDB) no governo paulista. O especial “As Tramas que os Tucanos de São Paulo não Contam” traz 18 artigos inéditos. Confira:

O governo tucano e as políticas para as mulheres

Uma em cada três mulheres sofreram algum tipo de violência no último ano. Em relação a agressões físicas, são 503 mulheres brasileiras vítimas a cada hora. No estado de São Paulo, registra-se um caso de feminicídio a cada quatro dias.

Por Rute Barbosa*

Geraldo Alckmin: ruim para São Paulo, despreparado para o Brasil

Geraldo Alckmin deixa o governo de São Paulo para candidatar-se à Presidência da República com o discurso de que levará seus feitos à frente do estado para todo o país. Definitivamente, o Brasil merece melhor destino.

Por Fernando Borgonovi*

O legado tucano para a Universidade de São Paulo

Em sua página da internet, a Universidade de São Paulo (USP) destaca as próprias colocações em rankings mundiais; todavia, sem dados recentes. Os últimos são do ano de 2014, citando inclusive uma classificação feita para os BRICS – cuja sigla refere-se ao acordo internacional ou bloco econômico traçado em 14 de abril de 2014 entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, mas que fora se diluindo pelos desacordos governamentais e golpes institucionais.

Por Ana Paula Bueno*

Alckmin e os movimentos sociais

Os governos tucanos sempre tiveram pouco apreço na sua relação com os movimentos sociais. Geraldo Alckmin, que governou São Paulo por vários mandatos, não fugiu a esse comportamento.

Por Julia Roland*

Saúde para quem? Desabastecimento e epidemias em São Paulo

A pesquisa “Viver em São Paulo”, divulgada em janeiro de 2018 pela Rede Nossa São Paulo e pelo Ibope Inteligência, apontou que 84% dos paulistanos utilizam algum tipo de serviço público de saúde. É o maior percentual de toda a série histórica – e um aumento de dez pontos percentuais em relação à edição anterior da pesquisa.

Por Zizia Oliveira*

Saúde para quem? As OSs e a crise nos hospitais paulistas

Em 2018, comemoramos 30 anos da “Constituição Cidadã” de 1988. Seu artigo 6º estabeleceu direitos fundamentais importantes, como a educação, a saúde, o trabalho e o lazer. Foi sob esse contexto que nasceu o SUS (Sistema Único de Saúde).

Por Zizia Oliveira*

O governo do PSDB em São Paulo e os problemas na mobilidade urbana

A mobilidade urbana é um dos problemas mais sérios nas grandes cidades, sejam as capitais ou cidades de regiões metropolitanas. Sem altos investimentos e uma política de integração e visão compartilhada do transporte coletivo, não há perspectiva de melhora a curto prazo. No Brasil, a maior responsabilidade sobre o transporte coletivo de massa é dos governos estaduais.

Por Alcides Amazonas*

PSDB de São Paulo está atolado em escândalos

Em 24 anos, tempo que dura os governos tucanos em São Paulo, pouco foi feito para garantir a ampliação e a qualificação dos diversos modais de transporte. Ao contrário, as falcatruas e os superfaturamentos foram a marca dos governos do PSDB na área de transporte e mobilidade urbana. 

Por Alcides Amazonas*

1 2 3 18