Princípios: 30 anos na trincheira da luta de ideias

A Revista Princípios completa neste mês de maio 30 anos de existência. Fundada pelo saudoso camarada João Amazonas quando os comunistas se empenhavam para reorganizar suas fileiras depois da conquista da anistia, tinha como finalidade precípua constituir-se como instrumento da luta ideológica para a afirmação do pensamento revolucionário, de inspiração marxista e leninista.

Na melhor tradição da corrente de pensamento e ação comunista no plano internacional, constituiu-se como veículo teórico, político e de informação, recolhendo o que havia de melhor na experiência brasileira, cuja maior expressão foi a revista Problemas (1947-1956).

Muito embora fosse ainda um período difícil, que interpunha sérios obstáculos ao diálogo entre os comunistas e outros setores da sociedade, porquanto o país estava ainda sob a ditadura militar, Princípios inovou ao abrir suas páginas aos pensadores que, sendo patriotas, progressistas, anti-imperialistas e socialistas, contribuíam e contribuem imensamente para a formação de um pensamento científico avançado no país. Sendo assim, Princípios nasceu comunista na ideologia e pluralista no método.

A celebração dos 30 anos de Princípios mostra a permanência do esforço, iniciado desde a sua fundação e proclamado no seu primeiro editorial, de elaborar e desenvolver o pensamento revolucionário no Brasil, partindo do marxismo-leninismo e da realidade nacional, dos clássicos e daqueles que, na atualidade, nos diversos campos do saber, aportam informações e teorias novas, adensando, desenvolvendo e atualizando o pensamento crítico e revolucionário.

Nestas três décadas de existência, em momentos diferentes, Princípios enfrentou desafios cruciais no debate teórico, ligado ao esforço para firmar uma linha política e programática da Revolução brasileira e construir uma corrente de pensamento marxista e leninista no país.

Os anos 1980 foram fortemente marcados pela luta contra o revisionismo contemporâneo, o oportunismo de direita e de “esquerda”, o liquidacionismo e a social-democracia. De modo especial, a Princípios agasalhou em suas páginas artigos críticos à Perestroika e às desastrosas políticas encabeçadas por Mikhail Gorbatchev, que representavam a culminância do revisionismo, traição do socialismo e a capitulação ao capitalismo-imperialismo.

Nos anos 1990 e na primeira década do novo século, Princípios fomentou o debate sobre a nova ordem internacional e o neoliberalismo, dedicando-se também à publicação de textos de atualização da teoria revolucionária nas novas condições posteriores à derrocada do chamado socialismo real. Em nosso país, foi fundamental a contribuição da revista para aprofundar o conhecimento da realidade nacional, desvendar as contradições nacionais e de classes da sociedade e fundamentar a estratégia e a tática para a solução dos seus problemas cruciais, tarefa que cobrou novas dimensões na década seguinte, quando as forças progressistas ascenderam ao governo central do país e tomaram em suas mãos tarefas transformadoras. Nesse sentido, é justo afirmar que Princípios subsidiou com seus artigos e debates a elaboração do atual Programa Socialista do PCdoB, aprovado no Congresso realizado em outubro de 2009.

O mundo e o Brasil de hoje são muito diferentes de três décadas atrás, com problemas mais complexos e delicados a desafiar a inteligência coletiva da intelectualidade comprometida com a tarefa de fazer avançar a teoria revolucionária capaz de iluminar os difíceis caminhos por onde transita o movimento transformador, em luta pela emancipação da humanidade.

O Portal Vermelho é uma espécie de filho caçula da família a que pertence Princípios e ocupa a seu lado a mesma trincheira da batalha de ideias, com suas tarefas peculiares de prover o movimento transformador de informações, análises interpretativas e opiniões de fundo, também em busca de uma orientação justa para os complexos problemas que a luta nacional e de classes apresenta na atual quadra histórica. Regozijamo-nos com o êxito da revista coirmã, desejando maiores e mais assinaladas vitórias em sua indispensável trajetória no futuro.