PCdoB e sua mais importante campanha eleitoral

O Partido Comunista do Brasil realiza nesta quinta-feira, dia 29, em Brasília, sua Convenção Nacional Eleitoral. Provavelmente, deverá aprovar a coligação formal com o Partido dos Trabalhadores, na disputa presidencial. Será, uma vez essa decisão confirmada, a única legenda, além do PT, a apoiar Lula, desde o primeiro turno, em cinco campanhas presidenciais.

 

Neste percurso, o presidente Lula, por diversas vezes, sublinhou que o PCdoB tem sido um aliado leal e reconheceu o papel dos comunistas na elaboração do pensamento tático e programático que lhe foram decisivos tanto à vitória de 2002 quanto à governabilidade de sua gestão.

 

Fortalecidos nessa trajetória e com a liderança política reforçada pelo desempenho que tiveram durante o governo Lula, os comunistas irão enfrentar talvez sua mais importante campanha eleitoral pós-conquista da legalidade em 85.

 

É que está vigência o retrocesso democrático que se chama cláusula de barreira. Sob o pretexto de combater as chamadas “legendas de aluguel”, o conservadorismo ressuscitou esse artifício do período da ditadura militar. Mas, seu verdadeiro objetivo é barrar a presença de partidos e parlamentares progressistas no Congresso Nacional e demais Casas Legislativas.

 

O PCdoB arquitetou o seu projeto eleitoral para enfrentar e vencer esse entulho autoritário. Fundamentalmente, buscará eleger cerca de duas dezenas de deputados federais, além de deputados estaduais. Desta feita, disputará,também, vários cargos majoritários.

 

Os comunistas apresentam ao eleitorado brasileiro e aos setores democráticos e patrióticos a mensagem política na qual solicitam o apoio para viabilizar a eleição de seus candidatos. Apoio, aliás, que sempre tiveram, mas que dessa feita, devido à cláusula de barreira, necessita ser redobrado.

 

Por sua história de lutas, pela legitimidade que adquiriu entre o mar de milhões de eleitores que respaldam o projeto de reeleição de Lula, o PCdoB tem plenas condições de realizar uma campanha entusiástica, alegre. Uma campanha que vá ao encontro do povo com a mensagem de que os comunistas lutarão para que o segundo mandato de Lula avance ainda mais na construção de um Brasil desenvolvido, integrado de modo solidário com seus vizinhos, democrático, soberano e no qual a riqueza produzida seja canalizada para fortalecer o país e garantir a vida digna que o nosso povo tanto merece.

 

Para que as mudanças avancem e a direita seja derrotada na sua tentativa de retorno ao poder é necessária a reeleição de Lula. Mas, isso não basta. Lula precisa de uma esquerda e de um campo democrático fortalecidos. E essa condição não existe, sem um PCdoB forte!