Nasceu o Vermelho Online

Este portal Vermelho iniciou, a zero hora desta terça-feira (4), uma segunda fase de sua existência. O Diário Vermelho aposentou-se, após ter prestado bons serviços em suas 1.469 edições nos últimos quatro anos e nove dias. E nasceu o Vermelho Online.

O portal do galo mantém a proposta geral expressa no Manifesto Vermelho (clique aqui para ver). Nestes quatro anos, ele  passou pela prova do tempoe permanece como o nosso compromisso estratégico.

Ao mesmo tempo, com base na trajetória percorrida, o portal do galo se reestrutura e se renova. Passa agora à renovação “de fluxo” — o formato que melhor combina com a internet, que tira partido de todo o seu potencial democratizante e agilizador. A barra amarela, no topo do noticiário, mostra as dez últimas notícias. Outro modo de navegar privilegiando a atualidade é o botão “Todas as últimas”.

Mas este é apenas o aspecto mais evidente de toda uma reforma geral do Vermelho.
O portal passa a ter seções – Brasil, Movimentos, Economia, América Latina, Mundo, Cultura, Geral –, para melhor organizar seu conteúdo e facilitar a navegação. Entre elas, destacamos Movimentos e América Latina: não são seções usuais, nem na mídia tradicional nem na internet, mas têm tudo a ver com os focos de interesse do Vermelho.

A reforma visa dar mais ênfase na qualidade do nosso conteúdo. Trabalhar com mais material exclusivo, mais reportagens e matérias colhidas diretamente nas fontes primárias.

Para facilitar a navegação pelo Vermelho Online, criamos o formato síntese – que dá acesso ao título e  ao primeiro parágrafo de cada matéria. Quem quizer o texto completo, clica e entra. Quem desejar uma visão panorâmica do que há de novo em cada seção, continua no modo síntese.

O acesso aos conteúdos locais também ficou facilitado graças ao mapa inteligente, que mostra em verde mais vivo os Estados que têm conteúdo mais recente. Com este recurso, abre-se uma ampla avenida para o desenvolvimento dos cadernos estaduais.
Estas são algumas mudanças de maior alcance, em um pacote que inclui centenas de outras: botão para o internauta escolher o tamanho das letras; página de charges; área de “Notícias relacionadas”; enquetes.

Ao promover esta reestruturação geral, temos a consciência de que estamos mexendo em um time que está ganhando. Em março, o Vermelho teve a maior visitação dos seus 48 meses de existência: foram 575 mil visitas, feitas por 239 mil visitantes (single visitors) e 1,599 milhão de páginas visitadas (page views). Em 8 de março o portal rompeu pela primeira vez a barreira das 20 mil visitas num dia, marca que foi ultrapassada em 12 dias de lá para cá.

No ranking do www.alexa.com — ligado à megalivraria virtual Amazon –, o Vermelho estava, nesta segunda-feira (3), em um honroso 36.918º lugar entre mais de 10 milhões de sites existentes em todo o mundo. Isto significa que o portal do galo é hoje o maior “.org” do Brasil. É uma conquista, uma honra, e também uma responsabilidade. Confiamos que o internauta tem agora motivos ainda mais fortes para consolidar esta primazia.

Neste primeiro dia do Vermelho Online, temos um interesse todo especial em conhecer a sua opinião sobre as mudanças, inclusive para identificar problemas do processo de transição. Clique aqui e envie suas observações, críticas e sugestões.