Lá vai Bibi Ferreira, a grande dama do teatro

Já se disseque os poetas são as antenas da raça. O que dizer-se de uma atriz gigante como Bibi Fereira, que encerrou a vida nesta quarta-feira (13)? Desta gande dama do teatro e da arte que, em seus 96 anos de vida, captou tão fielmente a alma e os sentimentos dos brasileiros?

Íntima dos palcos desde seu nascimento – tinha 26 dias de vida quando foi colocada em cena na peça "Manhãs de Sol", de Oduvaldo Vianna – usou sua arte – atriz, cantora, diretora, compositora – para o engrandecimento, a alegria e a liberdade de todos, engajada quando necessário na luta pela democracia.

Muitas vezes com ironia – como em uma peça em 2007 (ela tinha 85 anos de idade!), cujo título irônico foi inspirado na frase dita por um dos golpistas de 1964, pronunciada na noite de 13 de dezembfro de 1968, na assinatura do AI-%: "Às favas com os escrúpulos!"

Bibi Ferreira, filha de outro gigante do teato brasileiro, Procópio Ferreira e da bailarina Aída Izquierdo, foi assim – com alto astral, exprimia as inquietações de seu tempo; sempre colocou sua arte a serviço da alegria, da liberdade e da transformação da cultura.

Ao cair o pano, palmas para Bibi!