Plebiscito já!

 

O Brasil precisa com urgência encontrar o caminho para deixar para trás, com legitimidade, a crise política causada pela direita.
 
Esta convicção fundamenta a proposta de convocação do plebiscito pela presidenta Dilma Rousseff – após a derrota do impeachment no Senado.
 
Ela parte da compreensão da falência do arranjo político que surgiu no final da ditadura militar, em 1985.
 
O caminho a ser construído precisa ter por base os democratas, legalistas e progressistas. E isolar os golpistas que rasgaram a Constituição para impor ao país o programa neoliberal rejeitado em todas as eleições presidenciais desde 2002.
 
Este é o sentido democrático da proposta apresentada ao país pelo PCdoB, e reafirmada nesta quinta-feira (16) por sua Comissão Política Nacional.
 
O Brasil não pode permanecer até 2018 na situação de instabilidade política e falta de legitimidade em que se encontra.
 
Precisa reencontrar o caminho do desenvolvimento, do fortalecimento do emprego e da renda dos trabalhadores, e da consolidação da democracia.
 
Dilma Rousseff foi afastada da Presidência da República pelo golpe midiático-judicial-parlamentar sem ter cometido crime de responsabilidade, e a fraude que moveu esta ação retrógrada fica cada vez mais evidente. O caminho da legitimidade é o retorno da presidenta Dilma Rousseff a seu mandato constitucional.
 
A legitimidade virá da consulta ao povo, que demonstra firme e profunda repulsa ao presidente postiço e ao golpe de Estado que o levou ao governo.
 
O cenário é grave e seus desdobramentos são preocupantes. E a saída politicamente adequada, que crie a legitimidade necessária a um novo governo, é aquela que respeite a vontade soberana do principal protagonista da democracia: o povo, em pronunciamento através das urnas. Plebiscito já!