Nova pagina 1

 Fale conosco | Filie-se | História do PCdoB |

  9ª Conferência | Notícias

PCdoB - Partido Comunista do Brasil
Ir para a página inicial do Vermelho
A esquerda bem informada

  Brasil

Brasil, sábado, 4 de julho de 2009

21 de setembro de 2005

11º CONGRESSO DO PCdoB
Comunistas de Betim reafirmam compromisso com as teses do 11º Congresso


Nova diretoria do PCdoB/Betim

Os comunistas de Betim (MG) reafirmaram o compromisso com as teses do 11º Congresso do PCdoB, durante a 11ª Conferência do Comitê Municipal, realizada no último domingo (18), no auditório da Prefeitura Municipal. Nas intervenções, os delegados defenderam o lema “Partido renovado, Brasil soberano, futuro socialista”.

A Conferência de Betim foi aberta pela Guarda do Congo de Nossa Senhora do Rosário, tradicional grupo de congado betinense, que encantou os presentes com sua arte e cultura. A Plenária Final reuniu 75 delegados, representantes dos 24 Organismos de Base (OBs) de Betim, e dezenas de convidados. Em todo o processo da Conferência, 249 militantes participaram dos debates dos documentos do Congresso.

A apresentação das teses ficou a cargo da presidente do PCdoB em Minas Gerais, deputada estadual Jô Moraes (PCdoB/MG). Jô também abordou a crise política, que, na sua avaliação, está sendo arquitetada pela direita, com vistas às eleições de 2006. “Diante deste quadro adverso, cabe aos comunistas reforçar nossa articulação e exigir do governo Lula as mudanças que o País necessita. Fico feliz em saber que em Betim, apesar das dificuldades, a militância do nosso Partido mantém vivo o sentimento de mudar o Brasil e desfraldar a bandeira da esperança”, disse.

Em seguida, foi apresentado o balanço da última gestão do Comitê Municipal. Segundo o presidente do Comitê, Ezequiel Ramos, mesmo em um ambiente desfavorável às forças progressistas e de esquerda, que sofreram com o cerco imposto pelo governo municipal, o Partido avançou na luta por uma sociedade mais justa.

“Nos últimos dois anos, o PCdoB/Betim participou intensamente das lutas em curso no município, assumindo um papel de destaque na condução e mobilização de diversos embates. Participamos, por exemplo, da luta contra a privatização do serviço de limpeza urbana e coleta de lixo, por um orçamento mais justo, em defesa da participação popular nas conferências de saúde, das campanhas salariais dos metalúrgicos, das greves dos trabalhadores, das manifestações estudantis, da luta pela paz e contra os ataques dos EUA ao Iraque, da campanha contra a violência, contra a corrupção e pela redução dos juros”, afirma.

Ramos ressalta, também, que o Partido cobrou, sistematicamente, do prefeito municipal, Carlaile Pedrosa (PSDB), o cumprimento das promessas de campanha, como a construção de 10 mil casas populares; e que o PCdoB/Betim jogou papel de destaque nas eleições de 2004, fruto de intenso e rico debate partidário e da abnegação de sua militância, que resultou no importante êxito da manutenção do vereador comunista Geraldo Pimenta na Câmara Municipal.

Emendas

A Conferência de Betim indicou à Conferência Estadual a inclusão de três emendas às teses do 11° Congresso do PCdoB. Uma delas sugere que o Partido busque diferenciar-se dentro do governo Lula, denunciando e se contrapondo às políticas contrárias aos interesses da grande maioria do povo brasileiro; e que o Partido chame o povo brasileiro a discutir as limitações de um governo social-democrata e aponte o socialismo como solução.

Outra emenda aponta que o PCdoB deve permanecer na base de apoio do governo Lula, mas que, sob pena de sérios prejuízos, deverá estar atento ao futuro do Partido. Diz que o Partido deverá intensificar sua crítica à política econômica do governo Lula, criticando o pouco investimento na área social, em contraponto à alta soma do pagamento dos juros. E que o Partido deve ampliar seu leque de aliados, sem perder de vista a construção de um projeto de desenvolvimento nacional que atenda aos interesses dos trabalhadores brasileiros.

Moções

A Conferência de Betim aprovou duas moções de apoio: uma favorável ao Mandato do vereador Geraldo Pimenta e à Coordenação dos Movimentos Sociais, pela luta contra o emprego de parentes no serviço público (nepotismo) e o apostilamento, e em defesa e valorização dos servidores públicos; e outra de solidariedade aos camaradas que atuam na área da Saúde, e que têm enfrentado as investidas do governo municipal contra os comunistas e a participação da população nas conferências de Saúde.

Também foram aprovadas duas moções de repúdio. A primeira, contra os ataques sofridos pelo Partido e pelo Mandato, por conta das ações do PCdoB e do vereador Geraldo Pimenta contra o nepotismo e contra os desmandos da administração municipal; e a segunda, de repúdio à presença ostensiva de policiais militares e de vigilantes armados nas portarias das fábricas, durante a campanha salarial dos metalúrgicos de Betim, Igarapé e São Joaquim de Bicas, na tentativa de intimidar a ação sindical e de impedir o livre direito de organização dos trabalhadores.

Diretoria

De acordo com as normas congressuais, e intenso debate, na Plenária Final da 11ª Conferência de Betim foram eleitos 19 camaradas para compor a direção do Comitê Municipal: Augusto Viana da Rocha (Gugu), Cláudio Ricardo Koller da Rocha, Edgar Lopes, Edimar Barros da Rocha (Colorido), Edmundo Costa Vieira, Ezequiel Izidoro Ramos, Flávio Manoel Rodrigues Silva (Saddam), Geraldo Pereira Alves (Gêra), Geraldo Pimenta, João Alves de Almeida, João Batista Rezende, Joel Coelho da Silva, José Alves Pereira, José Geraldo Pinheiro (Zezinho), Jurandir José de Oliveira, Kate-Anne Lopes, Leandro Gomes de Paula, Marcelino da Rocha e Maria Regina Greggio.

Delegados

Para representar o município na 11ª Conferência de Minas Gerais, que acontecerá nos próximos dias 24 e 25, em Belo Horizonte, foram escolhidos 21 delegados, conforme proposta do Comitê Estadual: Andréia Diniz, Augusto Viana da Rocha (Gugu), Cláudio Ricardo Koller da Rocha, Débora Felizardo, Edgar Lopes, Edimar Barros da Rocha (Colorido), Ezequiel Izidoro Ramos, Flávio Manoel Rodrigues Silva (Saddam), Geraldo Pereira Alves (Gêra), Geraldo Pimenta, João Alves de Almeida, João Batista Rezende, Joel Coelho da Silva, José Alves Pereira, José Geraldo Pinheiro (Zezinho), Jurandir José de Oliveira, Kate-Anne Lopes, Leandro Gomes de Paula, Marcelino da Rocha, Paulo Moreira dos Santos, Narcísio Penido.

De Betim,
Eliezer Dias

Hit Counter

Untitled Document

Voltar

Comente este artigo
Imprimir
Enviar

Clique aqui para falar com a equipe do Portal Fale conosco Inicial  | Filie-se ao PCdoB | Quem é e o que quer | História do Partido | Programa Socialista
Estatuto do PCdoB
| Documentos Históricos | Parlamentares do PCdoB | Jornal A Classe Operária
O que é ser comunista
| Identidade Visual | Direção NacionalSecretarias | Dúvidas mais Frequentes
Página inicial Voltar para a página incial do PCdoB

Imprimir

Adicionar aos favoritos

Enviar a alguem

Melhor visualizado com Internet Explorer em resolução 1024 x 768

PCdoB - Rua Rego Freitas, 192 - República - São Paulo - SP - CEP: 01220-010 - Tel.: (11) 3054-1800 - Fax: 3054-1848