Nova pagina 1

 Fale conosco | Filie-se | História do PCdoB |

  9ª Conferência | Notícias

PCdoB - Partido Comunista do Brasil
Ir para a página inicial do Vermelho
A esquerda bem informada

  Brasil

Brasil, sábado, 11 de outubro de 2008

25 de MAIO de 2005

cuba

Encontro propõe a continuidade da mobilização popular contra a Alca


Dando prosseguimento à luta antiimperialista, aconteceu em Havana, no mês de abril, o 4º Encontro Hemisférico de Luta Contra a ALCA. O PCdoB participou do encontro representado por seu vice-presidente, José Reinaldo de Carvalho. Organizado pela Aliança Social Continental e pelo Capítulo Cubano da ASC e, destacadamente, a Central dos Trabalhadores Cubanos (CTC), o evento acontece anualmente e procura analisar e colocar em pauta a luta contra a ALCA e contribuir para o desenvolvimento de ações conjuntas entre organizações e partidos políticos de vários países. Neste ano, estiveram presentes cerca de 1500 participantes, representando centenas de organizações sociais de todas as Américas, incluindo Canadá e Estados Unidos, país que levou uma das maiores delegações do encontro.

O Brasil foi representado também por integrantes da CUT, UNE, UBES, MST, Cebrapaz e da Marcha Mundial de Mulheres. O presidente Fidel Castro e membros do governo cubano tiveram forte presença no evento. "A realização destes quatro encontros jogaram um papel decisivo na formação de uma consciência crítica e na mobilização popular contra a ALCA. Certamente, tais encontros estão entre os principais fatores que conduziram à derrota desse projeto neocolonialista do imperialismo norte-americano", ressaltou José Reinaldo de Carvalho.

Do 4º Encontro, saiu a decisão de promover, entre os dias 1º e 5 de novembro, a 3ª Cúpula dos Povos, em Mar del Plata, Argentina. O evento acontece paralelamente à 4ª Cúpula das Américas, convocada pela OEA, que será realizada no mesmo local. A Cúpula dos Povos - que já aconteceu em Santiago do Chile e em Québec - é mais um passo rumo à luta contra as tentativas de implantação de áreas de livre comércio encabeçadas pelos EUA, o pagamento da dívida externa, a militarização, a guerra e a exclusão social.

Declaração final

O documento conclusivo do 4º Encontro comemora a não implantação da ALCA, mas alerta para as futuras ações dos Estados Unidos no sentido de colocar em prática uma área de livre comércio dentro dos moldes neoliberais. "Em 1º de janeiro deste ano, o mundo amanheceu sem que a OMC adquirisse novos poderes sobre o destino do planeta e nosso continente se desperto sem a calamidade de uma Área de Livre Comércio das Américas (...). Depois de anos de luta contra este projeto, celebramos aqui, em Cuba, território livre da América, esta primeira vitória", destaca a declaração. Ressalta, no entanto, "que o império não dorme" e que as "negociações podem estar congeladas, mas a ALCA não está morta. Os Estados Unidos podem tentar reviver este cadáver a qualquer momento".

A declaração adverte ainda sobre o atual cenário da América Central, Caribe e região andina, regiões de interesse dos EUA e que estão na sua mira para que se avance em tratados bilaterais e sub-regionais de livre comércio, enfraquecendo a união dos países latino-americanos e aumentando a dependência em relação aos desígnios norte-americanos. "Na América Central e na região andina está hoje o principal campo de batalha contra os planos de dominação do império. Se estes tratados de livre comércio obtiverem sucesso, a ALCA estará mais perto de se tornar realidade", alerta o documento. No texto, os organizadores lembram também que em dezembro, em Hong Kong, acontecerá a reunião da OMC, ocasião em que estará em pauta o aprofundamento da agenda neoliberal. Por isso, conclamam as organizações, partidos progressistas e o povo para continuar a luta contra o atual modelo hegemônico de economia.

De São Paulo,
Priscila Lobregatte

 

 



 

 

Untitled Document

Voltar

Comente este artigo
Imprimir
Enviar

Clique aqui para falar com a equipe do Portal Fale conosco Inicial  | Filie-se ao PCdoB | Quem é e o que quer | História do Partido | Programa Socialista
Estatuto do PCdoB
| Documentos Históricos | Parlamentares do PCdoB | Jornal A Classe Operária
O que é ser comunista
| Identidade Visual | Direção NacionalSecretarias | Dúvidas mais Frequentes
Página inicial Voltar para a página incial do PCdoB

Imprimir

Adicionar aos favoritos

Enviar a alguem

Melhor visualizado com Internet Explorer em resolução 1024 x 768

Partido Comunista do Brasil - Rua Rego Freitas, 192 - República - CEP: 01220-907 - Tel.: (11) 3054-1800 - Fax: 3054-1848