Fale Conosco | Marxismo + Brasil | Editorial | Busca: 

Visite a página do Partido Comunista do Brasil

Nova pagina 1

Especiais

 

 

11º Congresso do PCdoB

Crise e corrupção - O Governo sob ataque

Guerra no Iraque

Brasil Sim 
Alca Não

Cuba

Governo Lula

Sindicais

Guerrilha do Araguaia

Juventude

Visite a página da União da Juventude Socialista

Cadastre-se

Receba notícias do Vermelho por e-mail
 


2003 - Top 3
2004 - 1º Lugar
2005 - Top 10

  Brasil

Brasil, sábado, 11 de outubro de 2008

17 de março de 2005

movimento antiimperialista
Organizações convocam para 4º Encontro de Luta contra a Alca

A Aliança Social Continental, a Campanha Continental de Luta contra a Alca e o Capítulo Cubano da Aliança Social Continental, tornaram pública ontem a convocação do 4º Encontro Hemisférico de Luta contra a Alca, em um documento que abaixo reproduzimos:

Nem a Alca, nem os Tratados de Livre Comércio, nem o neoliberalismo poderão se eternizar e triunfar frente aos movimentos sociais massivos, unidos e organizados dentro de cada país e na escala continental.

A luta contra a Alca tem sido vitoriosa e frutífera no ano que acaba de terminar, não somente porque o governo dos Estados Unidos não pode estabelecer seu projeto de anexação na data que havia previsto, mas também porque cresceu vigorosamente a consciência latino-americana e caribenha de que as grandes metas de independência, progresso, democracia e justiça social, unicamente poderão se conquistar no processo de luta por conseguir a verdadeira integração econômica e política de Nossa América.

Por isso, ao convocar o 4º Encontro Hemisférico de Luta contra a Alca, que se realizará em Havana, de 27 a 30 de abril próximo, desejamos conhecer com legítimo orgulho que todos os povos digam enfaticamente “não” à Alca, cada um de sua maneira, cada um com seu estilo, cada um na medida de suas possibilidades.

Mas o otimismo e a satisfação por nossas vitórias não devem evitar que avaliemos com realismo o que temos conseguido e o que nos falta por fazer.

Nem a Alca morreu ainda definitivamente, nem o sonho bolivariano de plena integração latino-americana se encontra ao dobrar a esquina.

O imperialismo não acabará com seus propósitos de saque econômico, de dominação política e de submissão de nossas nações. Assim como o tratado de impulsionar um chamado “Alca light” e continuar impondo os “Tratados de Livre Comércio”, poderá idealizar novas fórmulas para cumprir seus objetivos e, chegado o momento, tentará pôr em jogo, sem escrúpulo algum, todas suas cartas: desde a intriga diplomática até a compra de intenções, desde as mais brutais pressões do poder econômico e o abandono de todo vestígio de democracia formal, até a força repressiva e assassina da militarização.

Estamos agora, não obstante, em um melhor momento desta batalha porque agora não somente sabemos melhor contra o que e contra quem lutamos, mas também sabemos melhor qual é o caminho que nos levará à Pátria Grande, solidária e unida na justiça social e a realização humana de seus povos e nações.

Já começa a se abrir, como tem se dito com esperançosa certeza, uma nova época na América Latina e no Caribe: a de luta pela verdadeira integração latino-americana e caribenha, que tem na Alternativa Bolivariana para as Américas (Alba) uma excelente proposta que vem desenvolvendo o líder venezuelano Hugo Chávez, a quem deveríamos agradecer por sua posição de exemplar firmeza na denúncia clara e na defesa de nossos povos diante da ameaça do projeto imperial conhecido por Alca.

Neste 4º Encontro que convocamos se realizará em momentos de mudanças muito significativas no mapa político de nossa região. Ventos de rebeldia sopram com força na América Latina; cada vez mais os povos, por uma ou outra via, estão sendo os protagonistas decisivos da derrota das oligarquias que funcionam como serviçais do poder imperialista.

Nós, representantes de todos os países do hemisfério que nos reuniremos em abril teremos que nos projetar sobre um cenário continental cujas vivências políticas tem amadurecido extraordinariamente. Hoje, a luta contra a Alca, os TLCs e o neoliberalismo no Norte, no Centro e no Sul da América, demandam estratégias de coordenação, organização e mobilização muito mais complexas e ambiciosas que nos anos anteriores.

Agora, devemos planejar com toda claridade que o objetivo final de nossa luta é a segunda independência da América Latina e do Caribe, a verdadeira garantia para a definitiva morte da Alca e seus sucessores.

Os acordos e planos que assinamos serão encaminhados para nos libertar para sempre do saque transnacional de nossos países; da ingerência imperialista nos assuntos que somente interessam aos povos latino-americanos e caribenhos; da custosa dívida externa, que nos arrebata como fruto de nosso trabalho e serve como pivô para a imposição das políticas econômicas mais convenientes ao império; da pobreza que esgota nossos povos e expandem em nossas terras os flagelos da fome, a ignorância e as enfermidades; do fundamentalismo de mercado que nos escraviza na má consciência do egoísmo e da regra besta do salve-se quem puder.

Convocamos a todos os povos da América para o 4º Encontro de Luta Contra a Alca com a certeza de que nem a Alca, nem os Tratados de Livre Comércio, nem o neoliberalismo, poderão se eternizar e triunfar frente aos movimentos sociais massivos, unidos e organizados dentro de cada país e escala continental.

Chamamos a todas as forças que vêm atuando no marco da Campanha Continental de Luta contra a Alca a montarem fileiras no caminho desta unidade junto aos representantes e membros das organizações sociais e políticas da América; a indígenas, negros, sindicalistas, camponeses, estudantes, populações, religiosos, ambientalistas, antibelicistas, defensores de direitos humanos, criadores, comunicadores, parlamentares, artistas e intelectuais, homens e mulheres de todas as raças e povos da América.

Por uma integração baseada na cooperação, na solidariedade e no progresso de todos!

Pela construção de outra América Possível!

Não a Alca e ao fundamentalismo de mercado!

Aliança Social Continental: secr.asc@cut.org.br
Campanha Continental de Luta contra a Alca: secr-cont@uol.com.br
Capítulo Cubano de Aliança Social Continental: america@ctc.cu


 
 

Untitled Document

Voltar

Comente este artigo
Imprimir
Enviar

..:: Diário Vermelho ::..

NACIONAIS

• Até o momento não há Notícias Nacionais

INTERNACIONAIS

• Até o momento não há Notícias Internacionais

 
VERMELHO.ORG.BR