Alexandre Santini

 Gestor cultural, dramaturgo e escritor, é diretor do Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói (RJ) e autor do livro "Cultura Viva Comunitária: Políticas Culturais no Brasil e na América Latina"

17/01/2018 20h13

 A hora e a vez de Lula

O Brasil e o mundo assistem a uma inédita mobilização em defesa do direito do ex-presidente Lula disputar a eleição deste ano. 

04/01/2018 14h12

Conto de Ano Novo

Naquela manhã, pulou da cama bem cedo, quando pipocaram os primeiros fogos dos muitos que iriam estourar naquele dia. Desde o Natal que o povo não parava de soltar fogos, brincadeira de adultos que sempre fascinou o menino. A cachorrada latia, a mãe se assustava. Os fogos, às vezes, parecem tiro, e barulho de tiro não tem graça. Mas aqueles eram fogos, com certeza.

27/12/2017 10h36

Ainda sobre Anitta

A coluna da semana passada sobre o clipe “Vai Malandra” foi o meu maior sucesso editorial como colunista no portal da Agência de Notícias das Favelas-ANF. Foram mais de 11 mil acessos até o momento. No Portal Vermelho outros milhares de internautas também leram o artigo.  Longe de querer reproduzir o fenômeno, vou insistir no tema, mesmo sabendo que, na era das redes, o assunto já ficou velho.

20/12/2017 17h17

Favelas, malandras e heróis: uma sociologia funkeira do dilema brasileiro

Em Carnavais, malandros e heróis, o antropólogo Roberto DaMatta desnuda o caráter autoritário e estratificado da sociedade brasileira explicitado na pergunta afirmativa “você sabe com quem está falando?”.Com esta frase / bordão, a elite brasileira afirma a sua superioridade e status social diante do interlocutor que é colocado “em seu devido lugar”. Atrás da aparente cordialidade, se estabelecem relações de força, violência e profunda desigualdade que caracterizam as nossas relações sociais.

13/12/2017 17h30

O golpe em seu labirinto

Ao marcar a data do julgamento de Lula em segunda instância para o dia 24 de janeiro de 2018, o setor judiciário do golpe de estado em curso no Brasil dobra a aposta.

Páginas:     1