Augusto Vasconcelos

Advogado, professor universitário, Mestre em Políticas Sociais e Cidadania (UCSAL), Especialista em Direito do Estado (UFBA), Presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, integrante do Comitê Central do PCdoB.

05/05/2017 15h35

CLT sofre maior ataque dos últimos 70 anos

Em uma sociedade marcada por profunda desigualdade, o Direito do Trabalho ganha ainda mais relevância. No Brasil, que remonta há séculos de escravidão e concentração da terra nas mãos de poucas famílias, através das capitanias hereditárias, a legislação trabalhista tem a função de criar regras mínimas para as relações capital/trabalho, que inibam a existência da super exploração. Não fosse assim, o Direito do Trabalho seria um mero braço do Direito Civil.

17/10/2016 19h45

Suspensão da Súmula 277: Grave ameaça aos trabalhadores

O Brasil vive uma escalada conservadora, de conteúdo neoliberal, cujo alvo são os trabalhadores e a democracia. A ascensão de forças, vinculadas ao grande capital, não tem medido esforços para desmontar as conquistas sociais contidas na Constituição de 1988.

05/08/2016 17h43

FGTS enfrenta cobiça dos bancos

Há algum tempo o lobby dos bancos privados pressiona para ter acesso aos recursos do FGTS, atualmente sob a administração exclusiva da Caixa.

28/04/2016 15h37

Ponte para o passado: Análise de um eventual governo Temer

Há grandes interesses em jogo por trás das tentativas de desestabilização do país, através de um processo de impeachment onde não há prova da existência de crime de responsabilidade, nos termos da Constituição Federal. Compreender o posicionamento da FIESP e das corporações econômicas a favor da derrubada da chefe de Estado, porém não é difícil.

12/02/2016 10h44

O falso discurso sobre dívida pública

Ao assistir o filme “A grande Aposta”, do Diretor Adam Mckay, baseado em fatos reais, o espectador, de maneira lúdica e didática, percebe o alto grau de esquizofrenia que paira sobre as decisões do mercado financeiro. Costumo afirmar em aulas e palestras que o lugar mais corrupto do planeta denomina-se Wall Street, para espanto de alguns influenciados pela mídia hegemônica. Quem assiste a película há de nos dar razão.

01/02/2016 10h37

PLS 555: Estatais sob ameaça

Estamos diante de grave ameaça ao papel estratégico das estatais. O PLS (Projeto de Lei do Senado) 555 prevê, dentre outros absurdos, a obrigatoriedade da abertura de capital das empresas públicas que passariam a ser obrigadas a no mínimo venderem 25% de ações no mercado.

02/08/2015 14h06

Copom eleva juros e penaliza ainda mais a produção

Reafirmamos nossa crítica veemente à mais uma elevação da taxa Selic decidida pela reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central, ontem. Atendendo aos interesses do mercado financeiro, com apoio dos editorias da mídia hegemônica, o BC vira as costas para a indústria e o setor produtivo, penalizando a sociedade, especialmente os trabalhadores.

31/05/2015 7h51

Sindicato é contra o financiamento empresarial a partidos políticos

A aprovação do financiamento de empresas a partidos representa um grande retrocesso na democracia brasileira. Constitucionalizar essa medida é tudo que o país não necessita neste momento.

01/05/2015 13h40

Primeiro de Maio: muito além de um feriado

O 1º de Maio é uma data emblemática da luta contra a opressão e pela liberdade. Surgiu a partir da justa homenagem aos trabalhadores que foram assassinados em Chicago, porque fizeram greve pela redução da jornada de trabalho em fins do século 19.

19/01/2015 9h08

Abertura do capital da Caixa não interessa à sociedade

Os rumores sobre a possibilidade de abertura do capital da Caixa preocupam todos os setores da sociedade comprometidos com o fortalecimento do desenvolvimento nacional. Mais estapafúrdia ainda a ideia de utilizar os recursos provenientes do IPO (sigla em inglês para Oferta Pública Inicial de Ações) no intuito de compor o superávit primário.

Páginas:     12