José Reinaldo Carvalho
31/05/2017 9h40

O Congresso do Partido dos Trabalhadores e a luta pela unidade

Começa nesta quinta-feira (1º/6), em Brasília o Congresso do Partido dos Trabalhadores (PT).

Jaime Sautchuk
30/05/2017 9h00

Governo libera desmatamento

Medidas recentes do Governo Federal, muitas das quais corroboradas pelo Congresso Nacional, escancaram as portas da Amazônia ao desmatamento da floresta que ainda resta. São ações de diversos tipos, apresentadas de formas diferenciadas, da agropecuária à mineração e aproveitamento de recursos hídricos, que levam à derrubada de extensas áreas e facilitam o transporte da madeira retirada.

Eron Bezerra
30/05/2017 8h49

Temer: rendição condicional ou incondicional

 Que o “governo” Temer chegou ao fim todos já sabem. Já age por impulsos e espasmos, na tentativa de ganhar sobrevida enquanto a nação se dilacera. A rendição é eminente, restando apenas decidir se ela será condicional ou incondicional.

Aldo Arantes
29/05/2017 15h17

Lições a se tirar da Marcha a Brasília

A Marcha a Brasília revelou importante crescimento da resistência popular ao ilegítimo governo Temer. 

Zillah Branco
29/05/2017 11h00

Diretas já! Chega de remendos!

O Estado Brasileiro foi minado pelo neo-liberalismo desde que Meirelles foi apresentado ao Lula como "grande economista que, apesar de pertenter às hostes do tucanato, aceitava o programa de desenvolvimento nacional proposto pelo governo PT e iria assumir a Presidência do Banco Central do Brasil". Logo, o "colaborador que aderiu à política de esquerda traçada para acabar com a miséria e defender a soberania nacional" exigiu que o Banco do Brasil se tornasse independente.

José Reinaldo Carvalho
27/05/2017 13h09

Dissipar a confusão, lutar já e sem parar por eleições diretas

Uma das frases mais carregadas de significado da literatura brasileira e muitas vezes citada por cronistas foi lavrada por Machado de Assis na sua genial obra Dom Casmurro. “A confusão era geral”, dizia, descrevendo uma das antológicas cenas do conflito emocional de Capitu. 

Walter Sorrentino
26/05/2017 19h53

O momento político, caminhos a percorrer

O presidente Temer foi posto em xeque e, em poucos movimentos mais, sabe que virá o xeque mate. Temer ainda se segura, tem ciência de sua fragilidade, procura ainda chantagear com as reformas (e a "caneta" para garantir apoios) para que o consórcio do impeachment o mantenha no cargo, mas teme por sua liberdade, que vai tentar negociar.

Moara Crivelente
26/05/2017 13h58

A luta contra a OTAN também é latino-americana

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) foi denunciada por diversos movimentos populares reunidos na capital belga, Bruxelas, às vésperas da sua cúpula, na quinta-feira (25), onde os líderes dos países membros arrogam-se o direito de deliberar sobre o futuro da humanidade. Participando dos eventos, o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) é parte na luta contra essa maquinaria imperialista e buscou evidenciar o impacto desta política na América Latina*

Urariano Mota
26/05/2017 11h04

A modelo negra da capa de revista

Vanessa de Freitas Jorge é mais conhecida pelo nome de Malana. Ela é negra, elegante, linda e simples como não se vê em uma só modelo.

João Guilherme Vargas Netto
25/05/2017 12h34

Relevante e protagonista

Não foram 100 mil paulistanos na Avenida Paulista, não foram 100 mil cariocas na Cinelândia, não foram 100 potiguares na Praça Cívica, nem 100 mil curitibanos na Praça Santos Andrade. Foram mais de 100 mil brasileiras e brasileiros de todos os cantos do país convocados, organizados, transportados e alimentados pela estrutura do movimento sindical unido.