Paulo Tedesco
02/10/2017 11h47

A Liberdade não é vulgar

Precisamos falar de liberdade. Porque de repente liberdade passou a ser a palavra mais repetida no Brasil. No mundo do livro, quando se fala em liberdade, se fala em “leitor sensível”, se fala em pirataria, em livre acesso, também em monopólio de vendas, em restrição a títulos, em cerceamento de leitura por títulos “ofensivos”, e por aí vai.

João Quartim de Moraes
02/10/2017 11h22

O último combate de Marco Aurélio

No dia 20 de julho passado, logo que teve notícia da morte de Marco Aurélio Garcia, uma das mais cultivadas e brilhantes inteligências do PT, o portal Vermelho homenageou-o publicando “Construir o amanhã”, sua intervenção no encontro das fundações Maurício Grabois (PCdoB), Perseu Abramo (PT) e Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (PDT), em São Paulo, na sexta-feira 14 de julho.

Urariano Mota
29/09/2017 11h19

Para uma nova idade

Há 10 anos escrevi:

“O que toda a gente lê em Manuel Bandeira, no livro Itinerário de Pasárgada, longe está de ser uma verdade íntima, única e exclusiva do poeta, neste luminoso parágrafo:

‘Quando comparo esses quatro anos de minha meninice a quaisquer outros quatro anos de minha vida de adulto, fico espantado do vazio destes últimos em cotejo com a densidade daquela quadra distante’.

Adilson Araújo
29/09/2017 9h48

Por que defender o fortalecimento do movimento sindical?

As forças conservadoras dispõem de meios poderosos para empreender um combate sem tréguas contra as lutas sociais e, em particular, a organização sindical, que busca desmoralizar e destruir diuturnamente através da mídia burguesa e outros meios. Não é por outra razão que o golpe de Estado de 2016, um golpe do capital contra o trabalho cujo principal objetivo é a restauração do neoliberalismo no Brasil, fez da classe trabalhadora e dos sindicatos seus principais alvos e vítimas.

Luciano Siqueira
29/09/2017 7h00

Três lances e um desafio

1 - Por três votos a dois, o STF condenou o senador Aécio Neves a se afastar do mandato e limitou sua liberdade de ir e vir obrigando-o a permanecer em sua residência no horário noturno. Como bem assinalou o ex-deputado Haroldo Lima em artigo aqui no Vermelho, “um desrespeito aberto à Constituição e não pode ser aceita. Mostra o quanto certos setores do Judiciário, e inclusive do Supremo, estão exorbitando de suas funções, assumindo funções que não têm, usurpando funções.”

Eduardo Bomfim
29/09/2017 6h59

Verdades

O comediante norte-americano Groucho Marx (1890-1977) celebrizou-se, além de suas atuações no cinema, por suas frases de efeito que contrariavam o óbvio, como por exemplo: “você vai acreditar em mim ou no que os seus olhos veem ?”.

Antônio Augusto de Queiroz
28/09/2017 9h51

Previdência Complementar: o dilema dos servidores

  O servidor que ingressou no serviço público federal antes da adoção da Previdência Complementar – e ainda não preencheu os requisitos para requerer aposentadoria – está diante de um dilema: aproveitar a janela de oportunidade para migrar de regime e aderir à Funpresp ou torcer para que as novas reformas da previdência, quando forem aprovadas, não prejudiquem sua expectativa de aposentadoria com base nas regras atuais.

Jaime Sautchuk
27/09/2017 14h10

O terror religioso

Adotar uma crença religiosa é um direito assegurado a todo cidadão brasileiro pela Constituição Federal. No entanto, essa escolha deveria ser de cada um, em sã consciência, quando em idade apropriada, não por indução de qualquer mecanismo, como a imposição familiar ou o ensino religioso nas escolas.

Luiz Manfredini
27/09/2017 10h07

Lula: resistência, esperança e luta!

A despeito da colossal campanha que, nos últimos anos, vem tentando liquidá-lo politicamente, o ex-presidente Lula resiste. 

João Guilherme Vargas Netto
27/09/2017 9h42

Plenária forte

Sexta-feira, 29 de setembro é um dia normal para milhões de trabalhadores. Normal?