Urariano Mota
07/04/2017 11h48

Literatura para os imprescindíveis

Uma reportagem no Diário de Pernambuco, sob o título de “Projeto aproxima alunos da literatura pernambucana”, me acordou para uma experiência vivida em escola pública, na Escola Caio Pereira, no Alto José Bonifácio, no Recife.

Mauricio Pestana
06/04/2017 14h49

Ai de mim e de ti Haiti

Existem fatos que, por maior que sejam os nossos esforços para não ter um olhar racial, as imagens falam por si. Assistindo recentemente a um documentário sobre o terremoto do Haiti nos veio à mente como a história do negro na diáspora africana é a mesma, não importando se somos ou não a maioria da população.

Luciano Siqueira
06/04/2017 10h44

O Fausto Tupiniquim 

A última rodada de pesquisa Ibope aponta Temer como o presidente mais mal avaliado de todos os tempos, desde que se fazem pesquisas desse tipo no Brasil. Mas, reiteradas vezes, o governante usurpador tem dito que não o preocupa a impopularidade, e sim o cumprimento dos compromissos assumidos.

Eduardo Bomfim
06/04/2017 10h41

Desenvolvimento e democracia

O desmonte do parque produtivo nacional, estatal e privado, vem abatendo de chofre dezenas de milhares de postos de trabalho, muitos dos quais altamente qualificados, e atingiu no alvo a capacidade competitiva do País, provocando o desemprego generalizado como decorrência direta.

Jandira Feghali
05/04/2017 16h25

A PEC da Exclusão

É fácil manipular dados e esconder outros para desenhar um futuro desastroso. E o Governo Temer sabe muito bem disso. Nas últimas semanas, na Comissão Especial que analisa a Reforma da Previdência, prevaleceu o sofisma governista para mostrar a reforma como solução à crise. Mas o suprassumo da falta de convencimento foi o atual ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

Fatima Oliveira
04/04/2017 10h27

Catolicismo popular e memórias dos ‘Dias Grandes’ no sertão

Tenho como patrimônios culturais familiares, que ainda hoje são marcantes em minha vida de sertaneja, a gastronomia religiosa do “Dia do Nascimento” (Natal) e a dos “Dias Grandes” (nome da Semana Santa no sertão), onde pontificam também minhas lembranças da queimação ou malhação do Judas no Sábado de Aleluia.

Eron Bezerra
04/04/2017 7h00

Quem falará por nós?

Em maio completará um ano do golpe de Michel Temer contra Dilma Rousseff e a democracia brasileira. Pelo menos ele imaginava que o golpe era dele, assim como Eduardo Cunha (PMDB, RJ) teve a ilusão de que liderava o golpe no legislativo.

Jaime Sautchuk
03/04/2017 10h22

Folha propõe o que não faz 

O jornal Folha de S.Paulo, apontado como o maior do País, está realizando nova reforma editorial e divulgou no final de março um projeto destinado a informar seu público sobre sua proposta. Não tem grandes novidades, mas propõe um jornalismo bem diferente daquele que pratica.

João Guilherme Vargas Netto
31/03/2017 12h37

O voto sindical colorido

Os jovens que participam do movimento sindical- e mesmo alguns veteranos- precisam ficar sabendo de como foi dura a luta durante a ditadura, cheia de armadilhas e desafios.

Urariano Mota
31/03/2017 10h25

O livro de Ñasaindy Barrett de Araújo, a filha de Soledad Barrett

Quando maio chegar, o Brasil vai conhecer a poesia da filha de Soledad Barrett, a guerrilheira assassinada no Recife sob a ditadura Médici. Lançado pela Editora Mondrongo, o livro de Ñasaindy Barrett de Araújo tem um nome que sugere a difícil luta da dignidade todos os dias: “Do que foi pra ser Agora”. Para ele, pude escrever a apresentação que divulgo a seguir.