Urariano Mota
06/10/2017 10h12

A resistência eterna da nossa juventude

Antes de mais nada, acrescento para o Vermelho em 06/10/2017: Ontem, a UJS Pernambuco ocupou a livraria no lançamento do romance no Recife. Foi comovente saber que a linda bebê do presidente da UJS e companheira se chama Helenira. Depois, a brava juventude ergueu o braço e gritou que era herdeira do Araguaia. Não sei mais o que falar sobre tão humana recepção.

Então continuo de outra maneira.

Rita Coitinho
06/10/2017 0h33

Fracasso do sistema educacional e crise civilizatória

Hoje vou usar esse espaço para dizer algumas obviedades. Perdoe-me o leitor que espera de um portal de notícias as últimas novidades. Mas os tempos andam confusos – até meio bicudos, e isso não é um trocadilho com a triste figura do Direito – e vem sendo necessário repetir coisas já ditas, com a esperança de que isso possa ajudar a dissipar algumas nuvens que andam turvando o cenário nacional.

Luciano Siqueira
05/10/2017 15h38

Mini reforma: Quando o razoável é muito bom

Finda longa sequência de pequenas, mas penosas batalhas, mais uma mini reforma política se consuma. Entre mortos e feridos, um bom resultado.

Eduardo Bomfim
05/10/2017 13h38

O futuro

O mais danoso dos males com a Nova Ordem global, o Mercado financeiro, que capturou de forma hegemônica múltiplas organizações internacionais, tem sido a ditadura do pensamento único que se expressa através de conceitos do chamado “politicamente correto”.

José Reinaldo Carvalho
05/10/2017 13h16

Venezuela: Constituinte para aprofundar a Revolução

O imperialismo estadunidense e seus aliados latino-americanos, parceiros estratégicos das oligarquias venezuelanas, estão em plena ofensiva para derrocar o governo legítimo, democrático e constitucional do país e liquidar a Revolução Bolivariana.

Luiz Manfredini
05/10/2017 10h24

Luta de ideias para politizar

Deficiência, a meu ver decisiva, dos governos Lula e Dilma, extensiva a vários setores da esquerda brasileira, foi o descaso com a politização da sociedade. Como afirma o ex-deputado federal Aldo Arantes, em seu artigo, “Gramsci e a luta de ideias”, “a preocupação excessiva com o processo eleitoral e a presença na máquina do estado fragilizou a luta social e deixou de lado a luta de ideias e a politização da sociedade”.

Jaime Sautchuk
04/10/2017 10h15

Respingos da chuva

As primeiras chuvas, depois de prolongada estiagem em boa parte do Brasil, trouxeram alegria, encantamento e alívio. É incomparável a sensação agradável da água caindo de novo, especialmente após mais de 120 dias de sequeiro.

Luciano Rezende
03/10/2017 18h05

O que não fizeram os fardados, fizeram os togados

“Quod non Fecerunt Barbari Fecerunt Barberini” (O que não fizeram os bárbaros fizeram os Barberini).

José Reinaldo Carvalho
03/10/2017 13h21

Frente ampla para derrotar o regime do golpe e acumular forças

O golpe de Estado antidemocrático e antinacional perpetrado pela coalizão da direita e centro-direita multipartidárias, sob o comando de Michel Temer, Eduardo Cunha, Aécio Neves e Rodrigo Maia à frente de partidos como PMDB, PSDB, DEM, e outros, criou um novo regime político reacionário, impondo uma dura derrota às forças progressistas.

João Guilherme Vargas Netto
03/10/2017 8h51

Quatro prescrições

Procuro escrever textos curtos, sem enrolação, com informações úteis à ação sindical. Às vezes faço sugestões e até prescrições violando a regra que conselho não se dá de graça.