João Guilherme Vargas Netto
08/08/2017 11h31

A resistência pra valer começa agora

Por diversas razões somente hoje posso escrever sobre a grande reunião nacional dos metalúrgicos que aconteceu em São Paulo, no dia 4 de agosto, a convite de Miguel Torres, que foi o anfitrião.

Paulo Tedesco
08/08/2017 9h56

Um fausto amante

O primeiro contato com um livro: perceber sua capa, seu formato, seu tamanho. Depois, com o toque, seu peso e sua densidade que, juntas, suas páginas, na mão ainda hesitante, quase em carícia, podem provocar o toque fugidio e ligeiro. Porém um toque.

Elder Vieira
07/08/2017 9h26

Temer treme mas não cai

É isso, caros amantes do esporte: o resultado da última peleja entre o Clube Desportivo Tiradentes e o Silvério dos Reis Football Club é: Temer, apesar dos sobejos indícios, das gravações, das fotos, da carne fraca, ficou.

Luciano Rezende
07/08/2017 8h07

“Não se afobe não que nada é pra já”

“Não se afobe, não
Que nada é pra já
O amor não tem pressa
Ele pode esperar em silêncio”
Futuros Amantes. Chico Buarque.

Augusto Buonicore
04/08/2017 15h05

Sacco e Vanzetti – Uma tragédia estadunidense

Há noventa anos, em 23 de agosto de 1927, Nicolau Sacco e Bartolomeu Vanzetti foram executados na cadeira elétrica numa prisão estadunidense. Este foi considerado um caso flagrante de erro judicial e causou enorme indignação. Manifestações de protesto ocorreram em todo o mundo. Mesmo sem provas, eles foram condenados à morte. 

Urariano Mota
04/08/2017 11h07

Temer, novo palavrão da língua

Bem sei que a pesquisa no Google não é bom método de ciência. Por experiência sei que esse buscador reflete o que é notícia na imprensa e na rede. Mas sei que ainda assim, mesmo sem espelhar um método científico, todos nos aproximamos dele como um dos indicadores de pesquisa, para filtrar suas informações com melhor crítica e peso. Por isso ao google recorremos. E no caso do Temer palavrão, o que encontramos tem sabor de uma descoberta.

Eduardo Bomfim
03/08/2017 14h24

É o rentismo

Parodiando o grande escritor inglês: há muita coisa de podre no reino do rentismo parasitário do Brasil. A começar pela incógnita dessa grande mídia global hegemônica, que possui tantos poderes acumulados em décadas e múltiplos instrumentos ilusionistas, que é capaz de insistir, com alguma possibilidade de convencimento a parcelas da população, que a noite na verdade é o dia ou vice versa.

Luciano Siqueira
03/08/2017 9h58

Muito mais do que um detalhe, decisivo

Um dos pilares do pensamento político do PCdoB — tratado com invulgar esmero, sobretudo a partir da 6ª. Conferência Nacional, em 1966, sob o regime militar —, a precisa consideração da correlação de forças permeia toda orientação partidária.

Jaime Sautchuk
02/08/2017 9h15

Duas Venezuelas

Já estive muitas vezes na Venezuela e posso dizer que conheço bem o país inteiro, mais o interior que a capital, Caracas. E posso dizer, de igual modo, que conheço duas Venezuelas – uma anterior, outra posterior à chegada de Hugo Chaves ao poder, em 1999, com a Revolução Bolivariana.

Pedro Luiz Teixeira de Camargo (Peixe)
01/08/2017 15h30

DEMOCRACIA e democracia*

Olhando no dicionário, podemos definir democracia como “o regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes legitimamente eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal”.