Ronaldo Carmona
16/03/2017 12h10

A política de defesa e o governo Temer 

O jornal Folha de São Paulo estampou como manchete principal na terça-feira (13) e escreveu editorial na quarta-feira (14) sobre assunto pouco frequente em suas páginas: a defesa nacional.

Fatima Oliveira
14/03/2017 18h05

Continua a luta por um mundo de igualdade contra todas as opressões

A greve geral das mulheres no 8 de Março passado, com a adesão de mais de 60 países, incluindo o Brasil, onde ocorreu mais de uma centena de manifestações, nos dá muitas esperanças na força e no poder do internacionalismo feminista, apesar dos atropelos machistas e misóginos que nos cercaram na data em nosso país.

Eron Bezerra
14/03/2017 8h26

Resistir e ampliar

Quando a direita operou o golpe para depor a presidenta Dilma tinha convicção do que pretendia fazer: afastar a presidenta eleita, interromper as investigações em curso, suspender ou reduzir os programas sociais e retirar direitos dos trabalhadores, ou seja, voltar a aplicar a surrada, manjada e comprovadamente ineficiente política neoliberal.

Jandira Feghali
14/03/2017 7h30

O supermercado dos machistas

Até as janelas do Palácio do Planalto tremeram com tamanho atraso. Lá estava, no salão do palácio, o ilegítimo presidente da República tentando acenar virtudes no Dia 8 de Março. Em vão.

Pedro Luiz Teixeira de Camargo (Peixe)
13/03/2017 16h44

Foco: eis o desafio*

Toda pessoa lida diariamente com desafios, sejam eles pessoais, acadêmicos, de trabalho ou até políticos. Para conviver ou até mesmo resolver um determinado problema, a solução é sempre a mesma, se concentrar nos maiores e administrar os menores, ou seja, priorizar o que é mais urgente.

João Guilherme Vargas Netto
13/03/2017 16h24

Irrelevância sindical 

Pelos meus cálculos o número de leitores regulares de jornal impresso no Brasil oscila em torno de cinco milhões; o número de filiados aos partidos políticos é de 12 milhões e o total de sindicalizados ultrapassa os 18 milhões.

Marcos Verlaine
10/03/2017 12h50

As “reformas” de Temer serão modificadas pelo Congresso

Os debates nas comissões especiais indicam que ambas as proposições passarão por mudanças. A previdenciária poderá ficar menos injusta. Já a trabalhista poderá ficar muito, mas muito pior, depois de sair da comissão.

Cloves Geraldo
10/03/2017 12h48

“Moonlight: Sob a luz do luar”

Vidas sob sombras

Em filme sobre jovens afro-estadunidenses da periferia de Miami, cineasta Barry Jenkins mostra o quanto a falta de perspectiva molda suas escolhas

Urariano Mota
10/03/2017 12h40

Soledad Barrett reaparece em novo romance *

As recentes declaração de Michel Temer para o Dia Internacional da Mulher, quando o medíocre lançou coices na intenção de elogio, trazem à tona o nosso novo livro. Nele, Soledad Barrett ressurge entre os militantes socialistas do Recife, linda e terna. A seguir, divulgo algumas linhas sem as descobertas que narro sobre ela, entre os bravos de gerações do Recife.

Eduardo Bomfim
09/03/2017 9h27

O que está em jogo

É impossível entender o que acontece no Brasil se abstrairmos a geopolítica global, o processo de desconstrução de alguma coisa parecida com um projeto de Estado e a centralidade da questão nacional.