Elder Vieira
13/11/2017 9h45

A Coluna D’Ávila e a marcha para unir o Brasil

Os comunistas não esperaram seu Congresso Nacional, que se realiza agora, de 17 a 19 de novembro: já anunciaram Manuela D’Ávila como sua pré-candidata à Presidência da República.

Rita Coitinho
11/11/2017 8h06

Halloween é para as crianças, o negócio é show de fogos no 4 de julho

No emocionante “A História da Destruição Cultural da América Latina”, Fernando Báez descreve a história de saques, pilhagens e assassinatos que deu início à “grande catástrofe”, que é como os povos pré-hispânicos e pré-lusos certamente nomeariam o que a historiografia europeia prefere chamar de “Conquista da América”.

Luciano Rezende
10/11/2017 12h14

A morte do cachorro de Dilma e a Estratégia da Distração

Recordo-me como se fosse hoje. O primeiro operário era eleito presidente da República, representando amplos setores da esquerda e dos movimentos sociais, com enorme repercussão na mídia internacional e a discussão promovida pela imprensa privada brasileira era o plantio de flores vermelhas no jardim do Palácio da Alvorada, em alusão ao PT, cultivadas supostamente a pedido de Marisa Letícia.

Urariano Mota
10/11/2017 9h43

Coisa de preto, coisa de negro

O negro, tão natural, tão à vontade, mudava o modo de operar com os burgueses que encontrava no Recife. As curvaturas e cumprimentos aos gringos se tornavam fio de prumo erguido no peito, a conversar em inglês com os recifenses mais cultos. Para quê?

João Guilherme Vargas Netto
09/11/2017 12h31

Rui Barbosa relembrado

Escrevo na véspera do dia em que os trabalhadores brasileiros e o movimento sindical realizarão manifestações em todo o país contra a lei celerada da deforma trabalhista. O patronato quer impô-la já nas negociações e, neste caso, o legislado deve prevalecer sobre o negociado.

Luiz Manfredini
09/11/2017 11h45

Com Manuela D’Ávila, PCdoB vai para a ofensiva

Ao lançar a deputada estadual gaúcha Manuela D’Ávila como sua pré-candidata à Presidência da República, o PCdoB, já de largada, conquistou um tento: ampliou seu protagonismo na cena política brasileira, vários pontos para além do que já vem obtendo com suas aguerridas bancadas na Câmara e no Senado.

Luciano Siqueira
09/11/2017 11h36

Ousadia consequente do PCdoB

Em geral — em situação de crise, sobretudo — não há solução fácil na luta política. Nem a salvo de riscos.

Thiago José
09/11/2017 11h30

Por que somos inofensivos?

Quando quis tirar a máscara,
Estava pegada à cara.
Quando a tirei e me vi ao espelho,
Já tinha envelhecido.
Estava bêbado, já não sabia vestir o dominó que não tinha tirado.
Deitei fora a máscara e dormi no vestiário
Como um cão tolerado pela gerência
Por ser inofensivo
E vou escrever esta história para provar que sou sublime.
(Trecho de Tabacaria de Fernando Pessoa)

Zillah Branco
09/11/2017 9h51

Qual é a lógica do capitalismo?

Esta pergunta está na mente da humanidade, da maioria dos seres humanos que não se beneficiam da acumulação do capital nem dos privilégios do acesso à riqueza, nem mesmo da proteção do sistema judiciário institucionalizado. A maioria dos seres humanos hoje está na periferia do sistema.

Eduardo Bomfim
09/11/2017 9h21

Desafio

Nas condições atuais em que a hegemonia global do capital financeiro age de forma agressiva contra a nação, com vistas à sua desconstrução econômica, financeira, industrial, avança sobre sua integridade territorial, investe contra nossa formação cultural e civilizacional, massacra os direitos dos trabalhadores, conquistados há mais de meio século, torna-se premente a defesa do Brasil e do povo brasileiro.