João Guilherme Vargas Netto
16/01/2018 11h23

Nova sede, luta constante

A primeira reunião de 2018 da diretoria do sindicato dos metalúrgicos da grande Curitiba aconteceu nesta segunda-feira, dia 15, na nova sede, um edifício imponente no centro da cidade que homenageia um dos dirigentes históricos, o Chico Gorges. (Para se ter uma ideia do tamanho do prédio basta dizer que em suas garagens podem ser acomodados 200 carros).

Luciano Rezende
16/01/2018 10h21

No Brasil pós-Golpe, fascista “come gente”, mas “pobre não tem hábito alimentar”

Entre as várias crises pelas quais passa o Brasil, ganha destaque a civilizatória. Enquanto a grande mídia privada pinta um cenário de um país que renasce das cinzas após a Lava Jato, onde finalmente a “lei é para todos”, assistimos incrédulos à apologia de fascistas e extremistas de direita que diariamente manifestam à larga seus mais variados preconceitos de classe, minando os pilares básicos da democracia burguesa.

Alexandre da Maia
15/01/2018 14h10

Uso medicinal de derivados da maconha - ou nem tudo que reluz é ouro

Na utilização das substâncias derivadas de maconha para o tratamento de doenças, a Anvisa tem escolhido criar uma “política” que beneficia a indústria farmacêutica, não a saúde das pessoas que mais precisam de uma erva natural.

Zillah Branco
15/01/2018 9h31

A democracia e o ornitorrinco

É preciso clarificar o conceito de "democracia" dentro do sistema capitalista. Para melhor compreender o que significa, em termos sociais e econômicos a democracia capitalista reconhece os direitos humanos e garante os privilégios da classe dominante. Corresponde, no reino animal, ao estranho "ornitorrinco" que existe na Austrália e na Tasmânia. Tem uma pitada de cada interesse, por mais contraditórios que sejam.

Urariano Mota
12/01/2018 10h34

A subversiva que veio de Fortaleza

Selene brilha como uma luz única. Ela é toda uma pessoa só repleta de atração. Numa sociedade machista, dir-se-ia que ela nem precisava falar. A sua existência mulher seria condição suficiente de eloquência. Mas enganado seria quem a visse ao modo de musa dos anos de mil e quinhentos. Em 1970, com a sua face mal iluminada pela luz frágil do bar, Selene é de outro gênero de beleza.

Walter Sorrentino
12/01/2018 10h08

Fúria e determinação, feminismo e emancipacionismo

A cerimônia do Globo de Ouro em Los Angeles foi palco para a iniciativa contra assédio sexual. Ficou tingida de preto a premiação, em protesto contra as agressões sexuais, com a senha #Metoo. O plano, chamado Time’s Up, (“o tempo acabou”), inclui um fundo de defesa legal, que até agora arrecadou US$ 13,4 milhões da sua meta de US$ 15 milhões, para proporcionar apoio legal subsidiado a mulheres e homens que foram sexualmente assediados, agredidos ou ainda abusados em seu local de trabalho.

Música Quente por Patricktor4
11/01/2018 16h04

A verdade artística do século XXI é o feminismo

Desde que o mercado, o capitalismo e a indústria cultural engoliram a produção da arte durante o século XX, identificar a “verdade” estética e conceitual por trás do processo criativo se tornou o mote principal da concepção artística, e na música não foi diferente.

João Guilherme Vargas Netto
11/01/2018 11h29

João-bobo

Elogio em boca própria é vitupério, mas não posso me calar quando constato acontecimentos que confirmam o que ando escrevendo.

Luciano Siqueira
11/01/2018 10h41

Diga com quem andas que eu te direi quem és

No cenário de dispersão que ainda predomina, tanto no campo governista como na oposição, vão se formando em torno de pretendentes à candidatura presidencial núcleos de apoio formado por técnicos e economistas.

Daniel Costa Lima
10/01/2018 13h46

Quando nasce um pai?

 Não me senti pai quando descobri que a minha parceira estava grávida. Chorei copiosamente, mas não me senti pai. Tampouco após o primeiro ultrassom, quando ouvimos o seu acelerado coração. Os primeiros movimentos, que são quase imperceptíveis, como uma borboleta batendo asas, causaram euforia e os primeiros “chutes” então... mas nada do tal “sentir-se pai”.