José Reinaldo Carvalho
05/07/2015 18h12

O que disse aos professores mineiros

Debater com segmentos do Movimento Sindical é sempre um exercício da dialética e da militância na luta social, algo que faz falta hoje na esquerda, mal-acostumada à exclusiva institucionalidade.

Aldo Rebelo
04/07/2015 19h00

Parcerias de progresso

A bem-sucedida trajetória de alguns países na fascinante, mas difícil rota do progresso científico e tecnológico também pode ser trilhada pelo Brasil. O arco de cooperação internacional que estamos a tecer no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, já abordado na coluna da semana passada, vai conectar diretamente nossos problemas com soluções aplicadas em nações mais desenvolvidas.

Jandira Feghali
04/07/2015 8h51

Hasta la vista, Constituição

Rufem os tambores, o Brasil deu um salto tecnológico gigantesco e o mundo inteiro precisa saber. Num piscar de olhos, inventou-se a famigerada máquina do tempo. É com ela que a Câmara dos Deputados vota quantas vezes quiser o mesmo assunto. Basta as pautas conservadoras serem rejeitadas regimentalmente que "volta-se no tempo" e vota de novo. E de novo. Até ganhar. Um perfeito e certeiro tiro na democracia.

José Carlos Ruy
03/07/2015 10h06

O tema é o meio ambiente, mas a encíclica condena o capitalismo

Aparentemente a encíclica Laudato si’ (“Louvado sejas!”, com o subtítulo “Sobre o Cuidado da Casa Comum”), recém-divulgada pelo papa Francisco, trata da questão do meio ambiente. Mas seu tema é mais abrangente e contém uma veemente condenação do capitalismo financeiro dominante.

Cloves Geraldo
03/07/2015 0h02

“Sangue Azul”, olhar Brasil

Nesta mescla de misticismo, mitologia grega, ilusionismo e cultura popular, o cineasta pernambucano Lírio Ferreira passeia pela identidade brasileira.

Eduardo Bomfim
02/07/2015 10h20

O Estado e o mito neoliberal

Qualquer pesquisa superficial, não precisa ser intensiva ou qualitativa, revela que os grandes meios de comunicação oligárquicos vêm batendo sistematicamente na tecla que o Estado brasileiro é um mastodonte jurássico, portanto inútil, incompatível com as necessidades básicas do desenvolvimento do país.

Luciano Siqueira
02/07/2015 10h16

Dois aspectos da nossa orientação atual 

O descortino e as certeiras indicações do PCdoB em face da complexa situação atual expressam uma espécie de DNA do seu pensamento teórico e político, que vem desde a Sétima Conferência Nacional, ocorrida em 1966, sob a ditadura militar, e tem se desenvolvido desde então.

Antônio Augusto de Queiroz
01/07/2015 0h00

O papel da formação sindical

O movimento sindical precisa urgentemente intensificar seus programas de formação para atrair novos militantes, construir novas lideranças, resgatar a consciência política, reforçar valores cívicos e éticos e, principalmente, dar continuidade à organização e à luta em defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores.

Mauricio Pestana
30/06/2015 15h21

Nosso Herzog da atualidade

O século 20 foi considerado o século das imagens. Algumas marcaram de forma significativa a história da humanidade. Outras mudaram de forma radical a nossa história. Quem se esquece da imagem dos atletas negros, estadunidenses, que, nas Olimpíadas do México, em 1968, levantaram os braços com punho fechado em protesto contra o racismo nos Estados Unidos?

Manlio Dinucci
30/06/2015 10h58

O longo braço da Otan

“Violência repugnante”: foi assim que o secretário geral da Otan, Jens Stoltenberg, definiu o ataque terrorista na Tunísia. Apaga com uma esponja o fato de que a reação em cadeia, de que a tragédia da Tunísia é um dos efeitos, foi posta em movimento pela estratégia dos Estados Unidos e da Otan.

Páginas:     12345próximaúltima