Mauricio Pestana
04/08/2015 17h22

Israelenses, Palestinos e “Falachas”

A polêmica provocada pelo show de Gil e Caetano em Tel Aviv, na última semana de julho, trouxe à tona os movimentos internacionais que rechaçam Israel, comparando o Estado judeu à África do Sul do apartheid.

Orlando Silva
04/08/2015 12h20

Uma Lei para modernizar o Futebol no Brasil

Após amplo debate no Congresso, foi aprovada a Medida Provisória 671/15, conhecida como MP do Futebol. Proposta que reconfigura as regras que comandam o futebol no país. Agora, a Medida aguarda a sanção da presidenta da República Dilma Rousseff.

Fatima Oliveira
04/08/2015 11h21

Tolerância zero é o que, sem piedade, o fascismo merece

“Tu sabes, conheces melhor do que eu a velha história. Na primeira noite eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim. E não dizemos nada. Na segunda noite, já não se escondem; pisam as flores, matam nosso cão e não dizemos nada. Até que um dia, o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a luz, e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E já não podemos dizer nada”. (“No Caminho com Maiakóvski”, de Eduardo Alves da Costa, poeta fluminense, Niterói, 6.3.1936).

Ronaldo Carmona
04/08/2015 0h00

“República dos Procuradores” mira nas bases do poder nacional

Eventos recentes, conduzidos pelo consórcio de procuradores da Lava-Jato, faz acender a luz vermelha, ao pôr no foco o processo que vem levando a conquista, pelo Brasil, da capacidade de construir e projetar Submarino a propulsão nuclear. Trata-se de instrumento que representa o efetivo aumento da capacidade brasileira de se autodefender e projetar poder no mundo.

Luciano Rezende
03/08/2015 14h33

O devaneio da “venezuelização”

A luta pelo fortalecimento do Estado Nacional foi e continua sendo uma das batalhas mais importantes dos movimentos progressistas em nosso país.

Antônio Augusto de Queiroz
03/08/2015 14h31

O papel estratégico do dirigente sindical na atual conjuntura

Os brasileiros, em geral, e os trabalhadores, em particular, conviveram na última década com um ambiente de perspectivas e de esperanças – no qual houve ascensão social, oportunidade escolar crescente, redução das desigualdades – e experimentaram a sensação de terem sido cortejados pelo comércio e pelos bancos, graças ao acesso ao emprego e à renda.

Augusto Vasconcelos
02/08/2015 14h06

Copom eleva juros e penaliza ainda mais a produção

Reafirmamos nossa crítica veemente à mais uma elevação da taxa Selic decidida pela reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central, ontem. Atendendo aos interesses do mercado financeiro, com apoio dos editorias da mídia hegemônica, o BC vira as costas para a indústria e o setor produtivo, penalizando a sociedade, especialmente os trabalhadores.

Aldo Rebelo
01/08/2015 19h01

Ciência ao mar

O Brasil lançou ao mar o mais moderno e bem equipado navio oceanográfico da atualidade, com a missão de combinar Ciência e Defesa na plataforma marítima nacional que se estende por mais de 4 milhões de km².

José Carlos Ruy
31/07/2015 0h02

Anotações sobre marxismo e classes sociais (III): trabalho produtivo

Um complicador na análise das classes sociais diz respeito ao caráter produtivo ou improdutivo do trabalho.

Cloves Geraldo
31/07/2015 0h00

“Jornada ao Oeste”, de cabeça para baixo

Cineasta malaio Tsai Ming-Liang contrasta enigmática lentidão ao tempo construído, para firmar ritmos e oposições entre o Oriente e o Ocidente.

Páginas:     12345próximaúltima