Umberto Martins
23/05/2015 9h37

A China no “quintal” dos EUA

Os acordos bilionários fechados entre a presidenta Dilma e o premiê chinês, Li Keqiang, na última terça-feira, 19, com intenções de investimentos estimados em US$ 53 bilhões, são um forte sinal de que estamos a caminho de uma nova ordem mundial e que esta será liderada pela China.

José Reinaldo Carvalho
22/05/2015 18h39

A Conferência e o enfrentamento das questões ideológicas e orgânicas

Às vésperas de realizar a sua 10ª Conferência Nacional, o PCdoB volta a convocar seus militantes e quadros para o bom debate político e ideológico, como substância da eleição da nova presidenta do Partido, a camarada Luciana Santos.

Sergio Barroso
22/05/2015 18h26

EUA imperialista: decadência e isolamento

O portentoso, premiado e já referido estudo “A formação do império americano”, [1] do insigne patriota brasileiro Luiz Alberto Moniz Bandeira, deveria ter sido objeto de análise obrigatória da parte do marxista Perry Anderson, agora ex-neófito em política externa do imperialismo. Como comentamos, o historiador britânico ousou escrever um lamentável epitáfio da dialética ao congelar a decadência imperialista dos EUA emborcando numa análise dita também “diletante”. [2]

Cloves Geraldo
22/05/2015 0h03

“A Estrada 47", pânico no front

Desconhecido episódio no front italiano na II Guerra Mundial serve para cineasta brasileiro Vicente Ferraz mostrar soldados brasileiros em ação

Moara Crivelente
21/05/2015 15h05

Descolonização do Saara Ocidental, dívida mundial com o povo saaraui

A descolonização do Saara Ocidental é uma das mais brutais pendências na agenda da chamada “comunidade internacional”. Desde a década de 1970, essa região do noroeste africano rica em recursos é ocupada pelo Reino do Marrocos, que avançou sobre o território após a retirada controversa da potência colonial, a Espanha. No Brasil, a luta do povo saaraui pela autodeterminação ainda é pouco discutida. Daí o empenho das forças engajadas na solidariedade internacional para trazer o assunto a debate.

Eduardo Bomfim
21/05/2015 11h19

O império virtuoso

Não é preciso mergulhar em estudos acadêmicos profundos, nem passar 11 meses sem dormir, como o personagem de Gabriel Garcia Márquez em Crônica de Uma Morte Anunciada, para se entender que vivemos uma época caracterizada por duas vertentes geopolíticas centrais: o caos em abundância e grandes transformações em curso.

Luciano Rezende
21/05/2015 11h14

Terceirização: a força de trabalho como mercadoria

“O modo de produção capitalista repousa no fato de que as condições materiais da produção encontram-se nas mãos dos que não trabalham, sob a forma de propriedade do capital e propriedade do solo, ao passo que a massa possui apenas a condição pessoal da produção – a força de trabalho”.

Luciano Siqueira
21/05/2015 11h10

Permanecer como está para não piorar

Uma gama de propostas contraditórias e inconsequentes dá conteúdo à proposta de reforma política que o presidente da Câmara dos Deputados - paladino da onda conservadora - ameaça levar a plenário a todo custo.

João Guilherme Vargas Netto
19/05/2015 12h16

Nova conjuntura

Durante os últimos anos o movimento sindical brasileiro, aproveitando-se de uma conjuntura favorável, com ganho real do salário mínimo, ganhos significativos nas negociações coletivas e campanhas salariais, crescimento do emprego com formalização dos vínculos, diminuição das jornadas efetivamente trabalhadas.

Mauricio Pestana
19/05/2015 12h13

Jovens

Em 2006, nos Estados Unidos, auge da guerra contra o Iraque, uma imagem me marcou. Era de jovens, nos aeroportos por onde passei, engolidos por fardas e coturnos que partiam para a guerra. A maioria jovem, uma espécie de vingança adulta contra aqueles que detêm a força, a energia e a impetuosidade.

Páginas:     12345próximaúltima