Cloves Geraldo
01/07/2016 0h00

“Agnus Dei”, razões humanas

Filme da cineasta luxemburguesa Anne Fontaine contrapõe fé à razão em conflituoso encontro de médica comunista e madre superiora na II Guerra.

Zillah Branco
30/06/2016 15h49

Virus imperialista ameaça humanidade

Está à vista uma ação combinada para pressionar mais fortemente os vários países que foram contaminados pela "doença política" do neo-liberalismo. Esta doença minou os Estados que defendem os interesses exclusivos do mercado capitalista, mais preocupados em aumentar os depósitos financeiros nos bancos de que investir na produção nacional e nos serviços sociais para atender as populações com bons serviços de saúde, ensino, previdência, transportes, habitação e emprego.

João Quartim de Moraes
30/06/2016 11h47

2002: um golpe que não deu certo

O golpe que afastou Dilma da presidência tem sido frequentemente comparado àqueles que depuseram dois outros governantes latino-americanos que defendiam interesses populares e projetos renovadores, Manuel Zelaya, presidente de Honduras (2009) e Fernando Lugo, presidente do Paraguai (2012). A comparação é claramente pertinente no que concerne aos empreiteiros do ato de força.

Luciano Siqueira
30/06/2016 11h38

Sem perder a perspectiva jamais 

O momento crítico de agora é apenas uma amostra da dimensão da luta que se trava no Brasil, de sentido estratégico. Desde junho de 2003, em sua 9ª. Conferência Nacional, o PCdoB assinala a complexidade do que se passaria no país a partir de assunção de Luís Inácio Lula da Silva ao governo da nação.

Eduardo Bomfim
30/06/2016 11h18

Faíscas

O  plebiscito que deu vitória à saída do Reino Unido da zona do Euro é uma faísca numa pradaria ressecada.

Mauricio Pestana
29/06/2016 10h59

Trazendo à luz

Campanha realizada pela ONG Criola, em parceria com uma agência de publicidade, correu a internet ao expor os responsáveis por ofensas raciais da internet em outdoors espalhados pela cidade onde residem os ofensores. A iniciativa foi motivada pelo caso ocorrido com a jornalista Maria Julio Coutinho, vítima de diversos comentários racistas por ser negra e causar incômodo ao ocupar uma posição de destaque no Jornal Nacional.

Jaime Sautchuk
29/06/2016 10h54

Censura eleitoral 

O horário eleitoral gratuito nos meios de comunicação social, nas eleições municipais deste ano, será uma oportunidade de se difundir verdades sobre a realidade político-institucional brasileira. Inclusive sobre a maior delas, a do golpe que impôs ao País um governo ilegítimo e repleto de notórios corruptos.

Eron Bezerra
28/06/2016 11h11

Quarenta e oito dias de Golpe: o Tribunal de Exceção!

A comissão de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff é, na prática, um tribunal de exceção, tal qual o tribunal da inquisição. Ali a fogueira era o destino certo dos que não cumpriam os mandamentos da então absoluta e poderosa “santa madre igreja católica”. Aqui, no tribunal de exceção do Senado, a cassação é o destino de quem ousa fazer políticas públicas para melhorar a vida do povo e fugir, mesmo que parcialmente, do manual de concentração de renda da classe dominante.

Manlio Dinucci
28/06/2016 11h07

Otan/Exit, objetivo vital

Enquanto a atenção político-midiática está concentrada no Brexit e outros possíveis descolamentos da União Europeia (UE), a Otan, com a desatenção geral, aumenta sua presença e sua influência na Europa.

Fatima Oliveira
28/06/2016 11h01

A minha recusa a voltar a conviver com o "dona, tem pão velho?"

As crianças, após o jantar, viam TV. Fazia uma temperatura agradável, mas para nós, nordestinos, recém-chegados a Belo Horizonte, era frio. A campainha tocou. Atendi.

Páginas:     12345próximaúltima