José Reinaldo Carvalho
23/10/2014 10h01

Dilma e Lula em Pernambuco, a virada

Um mar vermelho de 30 mil pessoas tomou as ruas de Petrolina (PE) na última terça-feira (21), num dos mais marcantes atos desta campanha eleitoral que chega ao fim.

Diorge Konrad
23/10/2014 10h00

Votos brancos e nulos interessam aos trabalhaores?

A existência de dois turnos nas eleições é um mecanismo da democracia representativa no capitalismo para que possamos escolher aquele que reúne as melhores condições políticas, de acordo com o rumo que queremos para determinado país.

Luciano Siqueira
23/10/2014 9h20

As duas vozes das ruas

Eleição presidencial no Brasil jamais foi tranquila – mesmo quando se dava circunscrita aos membros do Estado Maior das Forças Armadas, na vigência do regime militar. A tensão é a marca. Afinal, nos tempos que correm, de exercício da democracia, trata-se de conquistar o apoio da maioria dos eleitores para legitimar determinado projeto de nação.

Jandira Feghali
23/10/2014 0h01

O saracutico do capital financeiro

O capital financeiro está em polvorosa! Um verdadeiro "rebuliço internacional". Com a proximidade do segundo turno da eleição presidencial, no dia 26, os grandes bancos e setores empresariais têm feito de tudo na tentativa de impedir a reeleição da presidenta Dilma Rousseff. Se esgueiram por publicações internacionais ditando regras para esta ou aquela nação. Recente manchete da revista The Economist é um exemplo perfeito dessa estratégia panfletária.

Walter Sorrentino
22/10/2014 15h26

A polarização política e o ódio de classe

Certas coisas são difíceis de engolir. Ridículas, como as de Arnaldo Jabor, dizendo que é a hora de onça beber água, logo durante o racionamento em São Paulo, fruto de desinvestimentos e falta de planejamento. Onça não vai beber água em São Paulo. Sérias, outras. Alberto Goldman completou uma travessia transformista. Deu-se ao desrespeito democrático, à lá UDN, que Dilma não terá condições de governar, se vitoriosa. Chega a um clima odiento.

Ana Maria Prestes
22/10/2014 10h27

Peculiaridades que nos farão lembrar das Eleições 2014.

Alguns fatos e características nos farão lembrar pra sempre destas eleições. Seguem pontuadas algumas que considero interessantes.

Fernando Borgonovi
21/10/2014 14h34

Uma noite para quatro anos

Fosse apenas o auditório do Tuca apinhado e poderia se dizer que tinha gente pendurada no lustre, roubando a figura de Nelson Rodrigues para retratar jogos com casa cheia. Mas o que se viu na noite desta segunda-feira foi muito além: às 23h30, do lado de fora, tinha gente escorrendo pelos muros, tinha gente brotando das árvores.

Mauricio Pestana
21/10/2014 14h25

Igualdade racial e eleições

Embora a desigualdade racial no Brasil permaneça ainda em patamares inaceitáveis, é importante ressaltar os avanços obtidos principalmente nos últimos anos, onde os negros saíram de indicadores de desenvolvimento humano comparados aos dos países mais pobres do planeta a índices mais toleráveis.

Umberto Martins
21/10/2014 9h51

A dimensão internacional das eleições de outubro

O debate eleitoral é dominado por temas relacionados à economia política doméstica e com uma agenda ditada pela direita e fortemente influenciada por um falso moralismo. Mas existe uma dimensão pouco comentada e visível do pleito presidencial que tem grande relevância para os destinos do Brasil, da América Latina e do mundo, embora não seja um tema presente nos debates promovidos pela grande mídia ou mesmo nas propagandas eleitorais.

Venicio A. de Lima
21/10/2014 9h10

O que será feito do ódio e de sua linguagem?

Ao fazer um balanço crítico do ano que chegava ao fim, na perspectiva da atuação da mídia brasileira, escrevi neste Observatório, em dezembro de 2013:

Páginas:     12345próximaúltima