José Reinaldo Carvalho
06/05/2015 22h01

A vitória dos povos sobre o nazifascismo completa 70 anos

No dia 30 de abril de 1945, diante da evidência da retumbante derrota, o líder nazista Adolf Hitler cometia suicídio. A 2 de maio, um soldado soviético içava a bandeira vermelha com a foice e o martelo na cúpula do Reichstag, marcando a rendição de Berlim ao Exército da União Soviética.

Moara Crivelente
06/05/2015 15h53

Abolir as armas nucleares, ameaças imperialistas à humanidade

A Conferência da ONU de Revisão do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP) retoma o longo processo de debates centrados na (in)disposição das chamadas “potências nucleares” (países detentores do armamento de destruição em massa) em abrir mão do que classificam de “poder de dissuasão”. Este eufemismo refere-se ao exercício da força até mesmo indireta pelas potências sobre o resto do mundo através da ameaça, basicamente, de aniquilação e devastação massiva.

Jandira Feghali
06/05/2015 11h14

ABC de Ditadura

As 25 mil vozes que entoaram em uníssono o coro “Fora, Beto Richa”, no domingo (3), não eram professores ou servidores da Educação paranaense. Tão pouco pessoas "infiltradas" com o objetivo de tumultuar a ordem pública. Numa mistura vultuosa de cores dos times Coritiba e Operário, o estádio Couto Pereira reverberou toda a insatisfação que domina atualmente a população do estado.

Jaime Sautchuk
06/05/2015 11h10

Jornalismo precário 

É inegável que a grande mídia brasileira passa por severa crise, com crescente perda de credibilidade e vulgarização completa do que poderíamos chamar de jornalismo. Não se trata apenas da campanha aberta contra o governo federal e o PT, o principal partido de sua base. A indigência está em todos os campos.

Mauricio Pestana
05/05/2015 16h43

20 anos de inclusão

Entre um candidato negro e um branco e um homem e uma mulher, a política de contratação adotada pela maioria dos patrões brasileiros é de um homem branco. Algumas empresas norte-americanas viraram o princípio de cabeça para baixo: contratam o mais discriminado no mercado de trabalho: a mulher negra.  As empresas adotaram “ação afirmativa".

Fatima Oliveira
05/05/2015 11h13

Usurparam do povo brasileiro os direitos de saber e de escolher

Abril passado sinaliza perdas de direitos arduamente conquistados no Brasil. A impressão é que uma trupe da maldade, da qual o povo é refém, se aboletou na Câmara dos Deputados e de lá toca terror.

Jairo Junior
04/05/2015 13h20

A Capoeira da esperança

 A Capoeira está em intensa atividade no Brasil, são sete milhões de adeptos praticantes espalhados pelo país, mas só em São Paulo, vivem, trabalham e jogam, um milhão destes.

João Guilherme Vargas Netto
04/05/2015 11h54

O rabo balançou o cachorro

Dois comentaristas tão diferentes como André Singer e Elio Gaspari perceberam o mesmo acorde na sinfonia. Ambos mencionaram o papel desempenhado pela radicalização das posições, partidárias e sindicais, sobre a terceirização e os efeitos desta na luta unitária contra o pacote do ajuste econômico.

Augusto Vasconcelos
01/05/2015 13h40

Primeiro de Maio: muito além de um feriado

O 1º de Maio é uma data emblemática da luta contra a opressão e pela liberdade. Surgiu a partir da justa homenagem aos trabalhadores que foram assassinados em Chicago, porque fizeram greve pela redução da jornada de trabalho em fins do século 19.

Cloves Geraldo
01/05/2015 0h00

“Casa Grande”, país das aparências

Filme do cineasta carioca Fellipe Gamarano Barbosa desfaz as aparências ao mostrar a luta de classes e a persistência da casa-grande no Brasil

Páginas:     12345próximaúltima