Mauricio Pestana
02/09/2014 9h52

Aranha e o racismo à brasileira

A velha discussão sobre o racismo brasileiro não é um temática do passado, é do presente, reatualizada, multifacetada, constante, recorrente no dia dia e nem sempre ocupa os noticiários como deveria. Contudo, novamente o racismo no futebol foi pauta da mídia: o jogador Aranha do Santos foi xingado de macaco por parte da torcida do Grêmio em Porto Alegre.

Antônio Augusto de Queiroz
02/09/2014 0h01

Prognóstico do Diap para as bancadas do Senado a partir de 2015

O Senado Federal, composto de 81 senadores, renovará um terço (27) de sua composição nas eleições deste ano. Além das vagas em disputa, 22 dos 54 senadores com mandato até 2019 concorrem aos cargos de governador, de presidente e de vice-presidente da República. Neste texto faremos um prognóstico considerando apenas as 27 vagas em disputa, na suposição de que eventuais suplentes dos senadores com mais quatro anos de mandato, que venham a ser eleitos neste pleito, pertençam aos mesmos partidos.

Jairo Junior
02/09/2014 0h01

Setembro

Pouco mais de um mês nos separam do dia da eleição. Primeiro turno no caso dos cargos executivos.

Divanilton Pereira
02/09/2014 0h00

O Brasil não está à venda

O Brasil, constituído sob um condicionamento político e econômico tardio e dependente, acumulou um passivo de múltiplas dimensões, sobretudo as defasagens sociais típicas de uma nação em desenvolvimento.

João Guilherme Vargas Netto
01/09/2014 23h59

A onda e o sindicato

Quando o dia está ensolarado e a estrada é reta e conhecida pode-se dirigir sem quase prestar atenção, automaticamente. Mas dirigir a noite, com chuvas e trovoadas, em estrada desconhecida e cheia de curvas, isto exige atenção redobrada.

Umberto Martins
01/09/2014 11h11

Compromissos de Marina trarão recessão e desemprego

O programa de governo da presidenciável Marina Silva, lançado sexta-feira, 29, soou como música aos ouvidos da oligarquia financeira que comanda a economia brasileira e anda meio ansiosa para derrotar a presidenta Dilma, mas desiludida com o desempenho do tucano Aécio.

Manoel J De Souza
01/09/2014 10h50

Algumas palavras sobre cultura e política (parte 10)

A primeira parte da série, voltada às provocações sobre as jornadas de junho, vai chegando aos seus últimos momentos com a avalanche de questionamentos, esvaziando intenções, ideologias e máscaras, para análises mais aprofundadas.

Paulo Vinícius
01/09/2014 8h59

Marina é a velhíssima política

Marina não era candidata do Eduardo Campos. Marina não era a candidata do PSB. Virou candidata devido à morte de Eduardo Campos. Ou seja, se Eduardo Campos fosse vivo ela jamais seria candidata.

Elias Jabbour
01/09/2014 8h25

Marina Silva: a “face humana” do sistema financeiro

Tenho combatido a tendência de relativização de amplos setores da classe média encantados com a possibilidade de eleição de Marina Silva. Com um estilo que agrada o povo de tipo cult, poucos percebem o fundo político falso desta alternativa. E o pior, o que faria para angariar base política institucional, ou não, para poder governar.

Marco Albertim
31/08/2014 15h21

Necrofilia

Não fosse o costume de Ramiro na remoção de esqueletos, depois de escavar covas, deparar com o estranho entre os túmulos teria sido resultado da erosão em uma cova rasa, deixando escapar o morto que ainda não dera o último suspiro. Ramiro, andando no corredor comprido do cemitério, entre blocos de gavetas tumulares de um lado e de outro, apoiando no ombro direito o cabo da enxada, deu de cara com o estranho.

Páginas:     12345próximaúltima