Cloves Geraldo
31/10/2014 0h00

“O Melhor Lance”, doenças do imaginário

Em fábula sobre doenças modernas e a montagem de autômatos, cineasta italiano Giuseppe Tornatore trata da decadência da burguesia europeia

José Reinaldo Carvalho
30/10/2014 5h12

Bloqueio a Cuba: Os Estados Unidos contra a vontade do mundo 

Cuba acaba de conquistar mais uma vitória política e diplomática em sua luta contra o bloqueio imposto há mais de meio século pelos Estados Unidos.

Eduardo Bomfim
30/10/2014 4h22

Brasil uno e indivisível

O segundo turno da eleição presidencial que elegeu Dilma Rousseff traz-nos algumas avaliações sobre a realidade política nacional.

Luciano Siqueira
30/10/2014 4h21

Fragmentado, porém programático

Passado o pleito presidencial, multiplicam-se as queixas de que, sobretudo no segundo turno, “agressões” pessoais se sobrepuseram ao necessário e inexistente (sic) debate programático. É a conclusão a que chegam “analistas” da grande mídia e próceres das forças derrotadas. Será?

Jandira Feghali
29/10/2014 11h51

Venceu o Brasil

O Brasil encerra o período eleitoral de 2014 com a vitória de Dilma Rouseff. Para desespero dos adversários, o êxito de um projeto voltado ao combate às desigualdades e ao avanço das políticas sociais superou o ódio, a manipulação dos oligopólios midiáticos e as forças reacionárias. O país ultrapassou as manobras de grandes grupos, que tinham o claro objetivo de colocar no Planalto o candidato que representava seus interesses, e, no fim, venceu o Brasil e a vontade soberana de seu de povo.

Beatriz Helena de Souza
29/10/2014 9h00

As flores de crochê, o trabalho, as pessoas, o mundo

Passado o segundo turno das eleições presidenciais, voltei tranquila à minha rotina de artesã, preparando novos produtos, fotografando e postando na página que criei para isto no face. E essas flores, se me permitem, ficaram mesmo lindas! No entanto, uma preocupação vem crescendo em mim há alguns anos e penso que começar a falar dela pode oferecer alguma contribuição, pra mim inclusive, sobre o mundo composto por pessoas.

João Guilherme Vargas Netto
29/10/2014 8h45

Contra a divisão

Confirmados os resultados eleitorais que deram vitória “por una cabeza” à presidente Dilma, eu me insurjo contra a tentativa de descrever o quadro como o da divisão do Brasil, seja regional, seja territorialmente; houve apenas a divisão eleitoral, legítima na democracia, nas condições de segundo turno e com os resultados totais com pequena diferença.

Fatima Oliveira
29/10/2014 0h00

Uma vitória com cheiro de lavanda tem muita ternura

De volta às lavandas. Muita gente querendo saber mais dos motivos pelos quais eu as plantei para Dilma. Se elas funcionaram, eu não sei, mas ela foi reeleita. E não foi uma vitória qualquer, pois venceu muito mais que o seu opositor: ela ganhou uma luta de ideias navegando à esquerda, contra todas as opressões!

Manoel J De Souza
28/10/2014 14h48

Liberal democracia, reação ao comunismo (parte 2)

Para transcender os movimentos revolucionários de seu tempo, os socialistas utópicos, anarquistas e defensores do pauperismo, que tinham em comum críticas aos Estados burgueses, Marx e Engels apresentam no manifesto comunista, escrito em 1848, a forma de se alcançar a “ditadura revolucionária do proletariado”

Mauricio Pestana
28/10/2014 14h39

São Paulo diverso

Desde a assinatura da Lei Áurea (1888), várias foram as tentativas de reduzir o fosso de desigualdades que 4 séculos de escravização criou entre negros e brancos no Brasil, maximizados, pós abolição, pela forma de ação do Estado Brasileiro que não investiu na promoção da igualdade racial.

Páginas:     12345próximaúltima