Orlando Silva
31/08/2015 16h27

Malcons, quantos mais ainda perderemos?

Malcons, quantos mais ainda perderemos? Essa pergunta deve, nesse momento, povoar as mentes de muitos que se questionam até quando nossos jovens serão destaque nas páginas dos jornais como estatísticas da violência no Brasil.

Jeosafá Fernandes
31/08/2015 10h36

Malcolm X: Um mestre da organização de bases sociais de resistência

De menino órfão e aluno exemplar, Malcolm Little – abismado pela cidade grande, representada por Boston e, depois, por Nova Iorque –, abandonando os estudos, converteu-se em trabalhador de baixa qualificação (engraxate, lavador de pratos, menino de ferrovia a vender sanduíches nos vagões, faxineiro de trem, balconista etc.); depois em pequeno vigarista, a dar golpes no carteado e a bater carteiras; até ingressar de uma vez no tráfico de drogas, no comércio do sexo, na vida bandida e ser preso.

Jairo Junior
31/08/2015 10h31

Africanos em Sampa 

A região central da capital paulista tem, nos últimos anos, mostrado uma composição social diferente. As avenidas São João, Ipiranga, Rio Branco, Senador Queiroz e as ruas e alamedas da Vila Buarque, Santa Cecília, Campos Elísios, estão povoadas de africanos.

José Reinaldo Carvalho
31/08/2015 10h26

Na busca do poder hegemônico em época de luta anti-imperialista

O debate sobre a política externa dos EUA proposto pelo Vermelho tem tudo a ver com discussões recentes com alunos de Relações Internacionais. Diante do conteúdo anti-imperialista e das acerbas críticas que faço à política externa estadunidense, perguntam-me se as recentes inflexões da diplomacia de Obama – o estabelecimento de relações com Cuba e o acordo nuclear com o Irã – significariam uma mudança essencial, um ponto fora da curva ou uma mera tática enganadora.

Aldo Rebelo
30/08/2015 1h45

Observatório na floresta

Entre os acordos que assinamos com a Alemanha, durante a visita da chanceler Angela Merkel ao Brasil, está o da Torre Alta da Amazônia. Com 325 metros de altura, é o mais elevado observatório do clima existente no mundo, vinte metros maior que um similar da Sibéria e, para comparação mais visível, um acima da Torre Eiffel de Paris. Sua maior grandeza, porém, está na utilidade. 

Zillah Branco
28/08/2015 10h23

A escolha certa contra as chantagens

A Grécia, esmagada pela "austeridade" imposta pela União Europeia através de seus emissários financeiros colocados nos altos postos governamentais daquele país (e de outros, igualmente subalternos à política social-democrata da UE), elegeu no início de 2015 um Partido de esquerda, Siriza, para abrir caminho a uma alternativa que devolvesse a dignidade nacional e a sua riqueza construída pelo povo para desenvolver a nação democraticamente.

Cloves Geraldo
28/08/2015 0h00

“A Nação Que Não Esperou Por Deus", ode ao Índio

As mudanças sócioeconômicas na vida dos kadiwéus e sua luta para não perder suas terras são os temas do documentário da cineasta Lucia Murat.

José Carlos Ruy
28/08/2015 0h00

Anotações sobre marxismo e classes (VII): a teoria social da burguesia

A ex-primeira ministra inglesa Margareth Thatcher (entre 1979 e 1980) foi autora de uma fórmula que ficou célebre: não existe essa coisa chamada sociedade; o que há são indivíduos.

José Reinaldo Carvalho
27/08/2015 17h10

O amor das crianças brasileiras na solidariedade à Palestina

Na guerra contra o povo palestino perpetrada pelos sionistas israelenses no ano passado, 551 crianças foram massacradas.

Eduardo Bomfim
27/08/2015 11h31

Crise e democracia

Os fatos recentes mostram claramente o agravamento da crise capitalista internacional desta nova etapa iniciada em 2008 nos Estados Unidos, estendendo-se aos países do primeiro mundo, depois espalhando-se por todo o planeta.

Páginas:     12345próximaúltima