Faltou gente nas ruas

Em cinco meses de gestão tenebrosa, o novo governo apenas confirma que sua sina é andar pra trás. As manifestações de rua de domingo, dia 26, que eram pra se contrapor às marchas estudantis de dias antes, foram retumbantes fracassos – deram chabu.

A diferença ficou clara em logradouros tradicionais, como a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e a Avenida Paulista em São Paulo. As manifestações pró-governo contrariaram previsões de institutos de pesquisa, que previam algo bem mais robusto, com base no zum-zum das redes sociais da net.

As ruas demonstraram que as manifestações tinham muita grana e pouca gente. Em Brasília, por exemplo, um enorme boneco inflável do personagem Super-homem, das HQs, com o rosto do ministro Sérgio Moro, caríssimo, ficou surfando nos gramados da Esplanada à espera de gente.
Mas, o malogro já era denunciado por outros indicadores, como as pesquisas sobre aprovação de governos, em que os índices do atual mandatário do país andam sofríveis.

De todo jeito, os atos favoráveis ao governo trazem lições. As convocatórias revelam desencontros da direita – por exemplo, umas atacavam o Congresso Nacional e o Supremo, outras não. E o público escasso demonstra que a aceitação do governo federal não é mesmo nada boa. Mas, faltam alternativas.

*Atualizada dia 30.05.2019 às 12h.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor