Disco da semana – Fafá de Belém: densa, intensa e Humana

Fafá de Belém é uma das cantoras brasileiras mais expressivas em nosso cancioneiro popular. Natural do Pará, a intérprete tem características singulares em sua obra. Dona de um imenso carisma ao vivo, sua longa trajetória é marcada, naturalmente, de altos e baixos. Não é simples ter uma discografia de mais de 20 álbuns.

De Tamba-tajá (1976) até Humana (2019), Fafá flerta com diversas sonoridades, compositores e universos, todos ricos e diversos sempre muito alinhados com cada momento dela e da história da MPB. Independentemente de se gostar ou não de sua musicalidade, é impossível ignorar sua obra.

Em Humana, Fafá de Belém traz um clima muito denso e ao mesmo tempo provocador, arranjos delicados e até mesmo minimalistas dão espaço para a presença gigante de sua voz e personalidade. Em bem escolhidas canções, Fafá passeia por compositores novos como Letrux em “Alinhamento Energético”, mergulha em interpretações de clássicos como “Revelação”, sucesso na interpretação de Fagner e “Toda Forma de Amor” de Lulu Santos.

Este novo disco da cantora paraense tem perigos. Ela se arrisca ao lado do seu produtor, Artur Nogueira, e do diretor artístico, Zé Pedro, em ambientes por ela nunca antes transpostos, desfila com segurança em climas pesados, em evocações de questionamentos e saudades de uma maneira pouco comum em suas obras. Parece que as dores e feridas da artista foram de fato alcançadas em algumas passagens do disco, trazendo um vigor de intensidade de divas do jazz, uma dignidade encontrada por cantoras amadurecidas.

Fafá de Belém em Humana, é um brinde à contemporaneidade, um álbum que a coloca entre a nova safra da música pop brasileira e a MPB tradicional, seguramente vai atualizar xs seguidores que já a acompanhavam e vai trazer seu nome para a nova geração de consumidores da música brasileira.

——————————————————————-

Posologia:
Descasque todas as suas referências e estereótipos da cantora, coloque de molho todas as suas dúvidas, certezas e receios.
Procure a varanda mais próxima, arme a rede mais espaçosa, separe o travesseiro mais aconchegante, acenda um incenso de sua preferência e coloque “Revelação” em seus ouvidos.


As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor