Jean Wyllys e o Brasil

Numa semana de graves notícias, da tentativa de golpe na Venezuela a pistoleiros que trabalham para o governo, recebemos a renúncia de Jean Wyllys a seu mandato.

O bravo político escreveu no seu Twitter:

“Ameaças e difamações orquestradas, especialmente em redes sociais, são reais e não podem ser simplesmente ignoradas, ou, como pede o senso comum, rotuladas como ‘vitimismo’. O discurso de ódio não pode ser minimizado. Ele é potencialmente assassino e tem produzido suas vítimas!”.

Da sua entrevista à Folha de São Paulo, destaco os trechos:

"Como é que eu vou viver quatro anos da minha vida dentro de um carro blindado e sob escolta? Quatro anos da minha vida não podendo frequentar os lugares que eu frequento?…

No dia em que ocorreu o eclipse lunar, aquele em que a Lua ficou vermelha, eu não podia descer porque eu estava ameaçado. Só podia descer com a escolta, e a escolta não estava lá. Uma coisa simples, um fenômeno no céu que eu não podia ver.

A violência contra mim foi banalizada de tal maneira que Marilia Castro Neves, desembargadora do Rio de Janeiro, sugeriu a minha execução num grupo de magistrados no Facebook. Ela disse que era a favor de uma execução profilática, mas que eu não valeria a bala que me mataria e o pano que limparia a lambança.

Na sequência, um dos magistrados falou que eu gostaria de ser executado de costas. E ela respondeu: ‘Não, porque a bala é fina’.

E me apavora saber que o filho do presidente contratou no seu gabinete a esposa e a mãe do sicário [ex-PM suspeito de chefiar milícia que é investigada no caso Marielle]. O presidente que sempre me difamou, que sempre me insultou de maneira aberta, que sempre utilizou de homofobia contra mim. Esse ambiente não é seguro para mim”.

É uma entrevista verdadeira e histórica. As palavras de Jean Wyllys expressam a realidade do Brasil hoje sob o regime Bolsonaro. Escrevo “regime Bolsonaro” e quero dizer: o estado geral de fascismo que toma conta do governo, ministros e demais autoridades, como a impune e debochada desembargadora. Há um regime bolsonaro que toma conta até de menores, como alunos que, incentivados pela barbárie no alto, denunciam professores nas escolas e universidades, porque os educadores seriam doutrinadores comunistas.

Antes mesmo da recente campanha eleitoral, já se notava que o terror e Bolsonaro eram irmãos siameses. A relação de Bolsonaro com a crueldade e a mais absoluta ausência de valores humanos era clara. Pior e mais degradante: ele transformava o torto comportamento em ato natural, e fazia atitude cristã os atos que não se deviam dar à pessoa humana. Para ele e seguidores, a perseguição, assassinatos de inimigos políticos e diferentes era normal. Nas eleições de 2018, a simples presença desses bolsonaros já era sinal de que o Brasil entrava num abismo, que nos punha longe de qualquer civilização e humanidade.

Essa renúncia de Jean Wyllys a seu imprecindível mandato é uma prova de que a ofensiva contra o pensamento livre é de guerra. E a guerra contra a denúncia de crimes vem em hordas para todas as frentes, do congresso aos decretos presidenciais. Das escolas às universidades, dos crimes contra as minorias e trabalhadores à morte física e mudanças nas leis, os bárbaraos não mais estão chegando. Eles chegaram e querem destruir tudo que nos resta de humanidade.

É neste contexto que surge o decreto sobre as informações ultrassecretas. O que não é bem coincidência. Os dados cada vez mais incriminadores, indiscutiveis, da relação de Bolsonaro com as milícias estão em curso. E porque atingiriam o atual presidente, as informações sumiriam. As justificativas para a mudança realizam uma nova língua, aquela que foi prevista por George Orwell no livro 1984. É como uma novilíngua ou novafala, onde as palavras são o contrário do seu significado. Pela transformação do seu sentido histórico, o pensamento fica limitado e absurdo. Assim, a restrição do conhecimento de informações, a sua proibição pode ser feita por qualquer comissionado do governo. O nome para isso? “Diminuir a burocracia”. A investigação sobre contas bancárias, com indícios de corrupção, de parentes de autoridades deixa de ser feita. O nome? “Fiscalização geral, sem discriminação”.

Agora, mais do que nunca, percebemos o abismo em que se encontra o Brasil. Estamos, os intelectuais, artistas e professores, fazendo de conta que a vida está normal, enquanto caminhamos para a mais absoluta exceção animal. Aquilo que Joseph Conrad gravou para sempre, "o horror! o horror!" no romance O Coração das Trevas, ganha a realidade brasileira dos apoiadores do fascismo, de alto a baixo na sociedade. É necessário e urgente que escritores, jornalistas, artistas de todo gênero, professores, músicos, realizem o que mais sabem fazer em todos os campos, sem quartel: nas salas de aula, nos palcos, no cinema, nos shows, até nas redações dos jornais e de toda sorte de mídia mostrando à população o que representa o inferno do Brasil. Estão em jogo a sorte de toda a gente e nosso papel de tribunos, de educadores públicos, artistas dignos do seu povo. 

Temos tudo a perder: arte, cultura, ciência, literatura, jornalismo, vida mais digna, expressão geral do pensamento livre enfim. Os bárbaros com sua ignorância e preconceitos medievais invadiram o Brasil. Tudo se entrelaça à renúncia de Jean Wyllys. Ou trabalhamos juntos em uma grande corrente de humanidade, ou teremos de aceitar crimes que são perfeitos pela impunidade.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor