Discurso Miojo 

 .

Rio de Janeiro, 22 de Janeiro de 2019.

Pai,

a Clara, uma das minhas irmãs, esteve no Rio esses dias. Ela veio aqui em casa passar uma tarde na piscina, foi bem bacana. Quando ela foi embora, vi que ela esqueceu um pacotinho de miojo em cima da mesa. Nem sei por que ela comprou isso!

Miojo, é aquela comida que a gente faz quando está no aperto, né! Quando não sabemos cozinhar direito ou quando não tem nada melhor pra comer. Uma emergência! Um quebra galho! Por isso fica pronta em 3 minutinhos. Não dá pra fazer nada de qualidade em 3 minutos!

Agora eu cheguei aonde queria!

Imagina se um chefe de estado, indo para falar dos rumos da economia de um país, e sua posição perante a economia global, usasse apenas 6 minutos pra expor suas ideias para o resto do mundo? Isso mesmo! 6 minutos! São dois miojos, pai!

Fico imaginando os outros chefes de estado, que esperavam se informar mais, para o planejamento das relações comerciais com o Brasil, e ouviram 6 minutos de um discurso vago e sem conteúdo. Que credibilidade ele passou? Eles saíram sem dado algum sobre nossa economia, e na certa vão dar preferência à outros países para futuros negócios.
Mas parece ser isso que este governo quer.

O Chanceler Ernesto Araújo disse que “O Brasil tem que se aliar a si mesmo e não com outros países”

Chanceler, me desculpa, mas se aliar é uma coisa que depende de outras partes.

“Se aliar a si mesmo” na verdade se chama “SE ISOLAR”, e se isolar economicamente é um suicídio para qualquer país. Os que fazem isso são por causa de embargos econômicos, como em Cuba, por exemplo, gerando uma crise imensa. Vamos ser o primeiro país a fazer isso por escolha própria!

Muito preocupante isso tudo, né pai?

E o miojo continua no armário.

Um beijo do seu filho,

Ivan

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor