Diário De Um Cucaracha

As Cartas do Pai

Rio de Janeiro, 1º de Janeiro de 2018.

Pai,
Lembro que você me contou algumas coisas sobre sua temporada nos Estados Unidos e de como era a visão dos americanos sobre os latinos.
Me lembro de sua surpresa quando descobriu que chamavam todos os latinos de Cucarachas (Baratas), e depois, vendo seu relato na televisão, contando como surgiu a ideia de colocar uma foto de barata na capa do livro. Botamos isso no seu filme, que lançamos este ano nos cinemas!
“ Eu coloquei esta barata na capa do livro pra mostrar como eles nos veem. Quando eles olham pra gente eles veem exatamente isso (barata). Eles não veem ninguém!”
Pois é! A visão continua a mesma. Ainda somos visto como seres humanos de segunda categoria, e pior, continuamos agindo como tais. Aquela visão de Cucaracha que somos, com muito orgulho!
Isso é o que vemos quando, na posse de hoje, vemos uma horda levando bandeiras dos EUA. Só faltou o presidente deles bater continência pra bandeira americana de novo!
Já imaginou, depois de receber a faixa, bater continência pra bandeira do país que realmente vai servir?
Esse sentimento de Cucaracha vinha mudando, mas parece que muita gente sentia falta. Falta de ser tratado como subalternos. De ser diminuído. De voltarmos a ser um quintal dos Estados Unidos.
Vou te pondo a par dos acontecimentos, nesse novo “Diário De Um Cucaracha”. mas desta vez sem precisar nem sair do Brasil.
Um beijo do seu filho,
Ivan

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor