A vida de Ulisses Manaças é sopro de esperança e luta

 A vida é um sopro, em geral passa como uma brisa que deixa marcas tênues. A vida dos que lutam por um mundo de justiça, de liberdade, de valorização da vida humana, passa como um vendaval, removendo tudo. Assim foi o sopro de vida de Ulisses Manaças, que partiu hoje (14 de agosto de 2018) e deixou um vazio em nossos peitos. O sentimento que fica é de uma dor que não para, não acreditamos como essa vida parou de soprar.

Desde muito jovem Ulisses é presença marcante nas lutas do povo paraense e brasileiro. Era impressionante ver aquela figura, aparentemente frágil, que se agigantava quando tomava a palavra. O semblante doce, a conversa agradável, a fragilidade de uma vida que era fortaleza bruta nos embates da luta de classes.

Eis um sopro de vida que vai fazer falta nesses tempos tenebrosos, nesses tempos de golpe e de avanço de uma onda conservadora que ataca o Brasil, o povo, os trabalhadores e seus direitos. Vai fazer falta a voz dura e ponderada, forte e doce, voz de quem luta radicalmente, mas tem a capacidade de pensar e construir pontes de unidade.

Ulisses se junta ao imenso panteão de heróis da luta do povo, da luta da classe dos trabalhadores. Vai a partir de agora se ombrear com Paulo Fonteles (pai e filho), João Canuto, Expedito, Gringo, Irmã Dorothy, com os Guerrilheiros do Araguaia e os cabanos, com os chacinados na curva do S, com homens e mulheres, que como Ulisses, dedicaram o melhor de sua vida à luta.

Vai camarada Ulisses, vai soprar em outras paragens, vai soprar o vento suave e intenso, forte e brisa, no horizonte da luta do povo. Ficamos aqui, com seu exemplo, fazendo o que fizestes, dedicando o melhor de nós à luta do povo.

Fica também o nosso caloroso abraço aos familiares, a companheira, os filhos, os companheiros e companheiras do MST, aos que conviveram mais perto de ti. Nosso abraço e solidariedade, nosso ombro para o pranto de luto, necessário e justo, pois sabemos que cada lágrima derramada em tua homenagem será adubo para florir mais e mais Ulisses Manaças.

Nós do PCdoB hasteamos nossas bandeiras, as que levam o símbolo da unidade dos trabalhadores do campo e da cidade, a meio pau, em tua homenagem e respeito. Mas saibas que elas, em breve tremularão, junto com outras bandeiras, também vermelhas da luta, entrelaçadas com outras de muitas cores e lutas, que junto com a bandeira brasileira, receberão o sopro de sua vida.

Toda solidariedade a família de Ulisses Manaças, ao MST e aos que partilharam da convivência com esse herói do povo.

Ulisses Manaças, presente! Hoje e sempre, na luta do povo!

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor