UBS Dr. Antônio Levino: uma justa homenagem

O município de Manaus acaba de ganhar duas unidades básicas de saúde (UBS) fluvial, as quais farão atendimento médico aos moradores ribeirinhos dos rios Amazonas e Negro.

As duas UBS, além da importância pelo fato de se destinarem ao atendimento de uma população reconhecidamente carente de atendimento de saúde, ainda merecem um destaque especial porque foram “batizadas” com o nome de dois grandes profissionais de saúde pública do Amazonas: Ney Lacerda, que dedicou sua vida ao combate da malária; e Antônio Levino, militante e dirigente Estadual e Nacional do PCdoB, professor da UFAM e pesquisador da Fiocruz, que dedicou sua vida à saúde pública e a causa do socialismo.

Numa solenidade bastante concorrida, o dispositivo oficial contou, além das autoridades protocolares, com a presença da camarada Vanja Andréa – atual presidenta nacional da UBM – que representou a família e comigo, representando os militantes do partido no Amazonas. O cerimonial também leu uma mensagem de saudação ao camarada Levino enviada pela Senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB), fez questão de sublinhar, durante seu pronunciamento, não apenas as qualidades profissionais do Dr Antônio Levino, mas igualmente as suas inegáveis qualidades de militante da causa popular, destacando que homenageava alguém com quem certamente tinha diferenças de opinião, mas com quem sempre teve condição de dialogar.

Vanja fez um agradecimento em nome da família, especialmente das filhas Ana Luiza e Ana Letícia, e também dos profissionais de saúde presentes, que partilharam com Levino os projetos de saúde coletiva pelos quais ele tanto lutou.

Coube a mim, como representante do Partido, agradecer e destacar o gesto largo de se render homenagens a um adversário o que, lamentavelmente, não é comum no mundo político em decorrência de polarizações artificiais.

Com a homenagem, e principalmente com as UBS, ganha a saúde pública, ganha a UFAM, ganha a Fiocruz e ganha a democracia com essa justa homenagem ao camarada Antônio Levino.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor