Socialismo: desmistificando algumas lendas urbanas

Já fazia algum tempo que eu tinha vontade escrever um texto sobre as lendas urbanas que são construídas em cima dos termos “socialismo” e “comunismo”. Esta semana, ao deparar com o show de horrores, machismo, deselegância e bizarrices que foi o programa Roda Viva com a candidata do PCdoB a presidenta do país Manuela D'Ávila, resolvi que era hora de falar um pouco sobre isso de maneira simples e direta. Para isso, escolhi para este mês 5 bobagens espalhadas acerca dos comunistas.

O primeiro ponto que quero desmistificar é o papo furado de que ser socialista é fazer voto de pobreza. Quem fala isso com certeza comete um erro grave, pois quem faz este voto, não são os comunistas, mas sim a Ordem Franciscana da Igreja Católica, afinal que pediu para vender tudo que se tinha e fazer caridade foi um famoso santo católico, e não Marx ou Engels.

A segunda lenda sem pé nem cabeça que cabe comentar é aquela que fala que socialista não pode usar Iphone. Mais um erro grave de definição, pois os comunistas querem socializar os meios de produção, não os bens de consumo. Portanto, se à classe operária tudo pertence pelo fato dela tudo produzir, não há problema algum em se ter um celular, um carro ou um computador.

A terceira bobagem proferida popularmente é a de que os comunistas odeiam Deus. Esta é uma das mais famosas! Por acaso existe obrigatoriedade de crer ou não crer em algo, alguém ou alguma coisa para adentrar nas fileiras comunistas? Obviamente que não, inclusive vários padres, pastores, pais e mães de santo militam em agremiações socialistas. E sabe por que? Pois são estas mesmas pessoas que defendem o livre credo, tendo sido do deputado federal Jorge Amado (PC do Brasil) na década de 1940 a lei de liberdade religiosa até hoje vigente no país.

A quarta fábula está relacionada ao fato de que o comunismo nunca deu certo. Esta é a mais fácil de responder, e com outra pergunta: o capitalismo deu certo? Tanta fome, miséria e desigualdade social para mim são provas mais que justas do fracasso do sistema econômico burguês. Nos países socialistas não existe luxo, mas não existe miséria, este é um ponto chave! “A cada um de acordo com a sua necessidade”, este sim é um pensamento balizado nas ideias marxistas.

A última das bravatas que pretendo comentar tem a ver com o papo de que o nazi-fascismo era de esquerda. Chega a dar dó da falta de estudo histórico de algumas figuras que repetem este tipo de bobagem por aí. Mussolini na Itália e Hitler na Alemanha foram dois sanguinários que odiavam não só os judeus, ciganos e imigrantes, mas também os comunistas, prendendo e assassinando muitos de seus líderes (Antonio Gramsci na Itália, Rosa Luxemburgo e Olga Benário na Alemanha são apenas alguns bons exemplos). O fato do partido nazista ter se chamado Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (do alemão: Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei – NSDAP) não o faz ter sido uma agremiação comunista ou que representasse a enorme gama de operários alemães, muito pelo contrário!

O que faz um partido ser ou não comunista é o seu estatuto e as suas ações, coisa que os nazistas não tinham em sua ideologia, como dizia Lênin: “a prática é o critério da verdade”. Acusar estas figuras deploráveis de socialistas por conta da similaridade de nomenclatura, é o mesmo que eu propagar que o fato de ter Camargo em meu nome me faz parente da falecida Hebe Camargo ou do Zezé de Camargo, isso não tem a menor lógica! Portanto, quem propaga esse tipo de coisa, age de pura má fé!

Para concluir, proponho uma reflexão: por que tantos temas importantes são tratados com desdém, mentira e desrespeito? Você faz ideia? Eu faço: porque é mais fácil manipular os que não sabem que são explorados. Se a maior parte da população soubesse o que significa mais valia, com certeza se revoltaria muito, mas muito mais do que com a corrupção.

Até a próxima.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor