O Brasil no caos

A semana de locaute encerra com o discurso de um “caminhoneiro” apossado de um tanque militar e, apoplético, bradando por intervenção militar, fazendo lembrar a cena, igualmente patética, do pinguço Boris Yeltsin quando se apossou de um tanque russo para “decretar” o colapso da então União Soviética.

Assim como na patética cena do pinguço Yeltsin, o tanque brasileiro também estava convenientemente e pacificamente estacionado ao alcance do “ativista” que dele se apossou sem qualquer resistência, o que no mínimo é insólito dado a conhecida truculência militar.

Mas, tal qual no poema de Bertold Brecht, já não há para quem reclamar, pois todos, de alguma forma, já foram atingidos pelas consequências do golpe articulado por Temer e seus apoiadores (PSDB, PMDB, DEM, PP, PR, PSD, PV, PPS, SOLIDARIEDADE, PTB, PRB, etc.) contra a democracia e os direitos dos trabalhadores.

Quando golpearam a presidenta Dilma Rousseff e o voto de 52 milhões de brasileiros eles riram e comemoraram: estavam se livrando de uma “esquerdista” e isso não lhes agradava. Para eles a democracia sempre foi um mero pretexto.

Quando a turma do Temer aprovou que as despesas públicas (saúde, segurança, educação, infraestrutura, habitação, etc.) estavam congeladas por 20 anos, eles comemoraram ainda mais: agora ia sobrar mais dinheiro para os especuladores financeiros, pois a única despesa que a turma do Temer não proibiu de aumentar foi exatamente a despesa com o serviço da dívida.

O golpe contra os direitos dos trabalhadores, por eles chamada de reforma trabalhista, coroava de êxito uma longa cruzada contra os precários direitos sociais, conquistados a duras penas.

Para não ser varrido nas urnas eles recuaram momentaneamente no objetivo de acabar com a aposentadoria do povo, embora continuem resmungando até mesmo contra esse direito elementar.

E agora, quando chega o locaute dos transportes, que atinge a todos, não há para quem reclamar pois não há mais sequer um governo. Temer e seu PMDB são uns “Zumbi” e os seus aliados, especialmente PSDB e DEM se dedicam a uma única tarefa: sobreviver.

Como está evidente, a crise dos combustíveis é apenas a parte mais visível do locaute das transportadoras que, a rigor, está provocando o desabastecimento do país dos mais diversos produtos de consumo, de alimentos a medicamentos.

Eis as consequências do ataque à Democracia praticado pela CIA americana e a direita brasileira. Se apoderaram do governo para retirar direitos do povo, entregar nossas riquezas aos países estrangeiros, humilhar nossa então respeitada nação e colocar em risco nossa soberania.

O aumento abusivo dos combustíveis foi exatamente a estratégia adotada pela turma do Temer para aumentar a lucratividade dos acionistas privados da Petrobras.

Diante do locaute, que levou o país ao caos geral, a covardia do governo não lhe permite agir e tampouco reconhecer que a política anterior de administração de preços poderia até não ser muito simpática aos especuladores que compraram ações da Petrobras, mas era justa com a população mais simples, aí incluído os caminhoneiros.

Ele simplesmente passa a conta para todos nós contribuintes, ao invés de diminuir a lucratividade dos acionistas privados da Petrobras.

Sem surpresa. Essa turma só defende os ricos, especialmente estrangeiros.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor