Domingo, 27 de maio: Nova etapa do embate pré-eleitoral

No próximo domingo (27) por proposta do presidente Lula, sua candidatura será lançada em todo o país.

Uma iniciativa audaciosa, que dá consistência à decisão política de não resignar ante às injustiças perpetradas pelos torquemadas do lavajatismo nem às ameaças dos que se julgam proprietários da Corte eleitoral.

A rigor, não é uma movimentação de sentido meramente eleitoral. É carregada de denso conteúdo político, porquanto constitui ação de rebeldia democrática contra o regime golpista. Por isso, não deve ser considerado como um ato isolado do Partido dos Trabalhadores. Para além disto, o lançamento da candidatura de Lula, no contexto de sua prisão, do aprofundamento do golpe, da intensificação de medidas antipopulares e antinacionais pelo governo ilegítimo de Michel Temer deveria ser concebido e realizado como expressão de um esforço de convergência de todas as forças de esquerda consequentes do país e suas respectivas pré-candidaturas.

Mais do que nunca, a saída do abismo em que o Brasil se afundou requer lucidez da esquerda e capacidade de unir amplas forças políticas. A aglutinação de forças – com a indispensável independência política e eleitoral de todas – em torno da liderança de Lula, da luta por sua libertação e pela realização do seu inalienável direito a apresentar sua candidatura constituiria uma movimentação estratégica e tática dos que lutam consequentemente pela reconquista da democracia, pela construção de um país politicamente progressista, nacionalmente soberano e socialmente justo.

O dia 27 de maio poderá constituir o marco de uma nova etapa de luta por um Brasil democrático e popular e um ponto de inflexão no cenário político pré-eleitoral. Ainda mais se se confirmar a notícia veiculada nesta quinta-feira (24) no "Globo.com" de que a presidenta do PT, companheira Gleisi Hofmann, e governadores do partido iniciarão conversações com partidos aliados de esquerda para a indicação do candidato a vice-presidente.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor