Curiosidades da China: Bala Coelho Branco, o doce dos comunistas

Uma revolução não é feita apenas de armas. Após os comunistas chegarem ao poder na China em 1949, iniciou-se a dura tarefa de reconstruir um país assolado por décadas de guerra civil e agressão estrangeira. Parques industriais destruídos, fazendas arrasadas, falta de infraestrutura, cidades destruídas entre outros problemas graves.

Em suma, a matriz produtiva chinesa estava completamente desorganizada, faltavam diversos produtos nas prateleiras. Na época, o Partido Comunista da China ainda cumpria o objetivo de aglutinar os demais partidos políticos e forças progressistas rumo ao socialismo.

Essa história todos conhecem. É fácil acha-la em qualquer livro de História sobre o período. O que pouco se fala, são dos pequenos exemplos. Não é difícil conceber o interesse do governo comunista em abrir fábricas de aço, carros, armas, entre outros exemplos deste porte. Mas e as coisas do dia a dia? Como os comunistas chineses resolveram problemas como a falta de doces para crianças? O incauto certamente irá pensar que tais frivolidades não existiam no comunismo, e por isso o sonho de todo chinês que cresceu nesse período seria consumir uma bala produzida nos países capitalistas.

Ledo engano. A tarefa de produzir um doce para as crianças chinesas foi cumprida pelo Partido no final da década de 1950 através da criação da bala do Coelho Branco. A empresa predecessora do Coelho Branco já existia em Shanghai em 1943, a Ai Xi Fábrica de Doces. Segundo a história da empresa, a ideia de trazer bala de leite para a China haveria surgido logo após provarem um doce deste tipo durante uma viagem à Inglaterra realizada por membros dessa empresa. Apenas meio ano após voltarem da exterior, surgiram as primeiras balas de leite produzidas na China. Curiosamente, o mascote e embalagem original faziam alusão ao personagem da Disney Mickey Mouse.

Após a fundação da República Popular da China e os desenvolvimentos político-econômico subsequentes, a empresa foi estatizada. O personagem Mickey Mouse visto como um símbolo do imperialismo e de adoração aos estrangeiros foi substituído por um coelho branco.

Em 1959, por ocasião da celebração dos 10 anos da fundação da República, a empresa foi relançada em escala nacional com a embalagem e mascote que a caracterizam até os dias atuais.
Como se pode imaginar, em um país com baixa oferta de leite, havia uma falta de matéria prima. Segundo dados da própria empresa, inicialmente a fábrica só conseguia produzir 800kgs de bala por dia e dependia de trabalho intensivo, quase artesanal. A bala era comercializada como um produto nutritivo na época, uma propaganda famosa dizia que sete balas equivaliam a um copo de leite.

Pode perguntar a qualquer chinês, todos conhecem a famosa bala do Coelho Branco. Leite, açúcar envolvidos em papel de arroz comestível formam o sabor da memória da infância coletiva do povo chinês. Mas o sucesso dela não termina ai. Essa balinha também fez política. Durante a visita oficial do Presidente dos Estados Unidos em 1972, o Premiê chinês Zhou Enlai presentou Nixon com um pacote de balas do Coelho Branco.

Hoje, a bala do Coelho Branco, em mandarim 大白兔奶糖 é reconhecida por toda a China e é vendida em qualquer supermercado. Hoje em dia ela conta com diversos outros sabores e também é possível encontra-la no exterior, mas aos que forem a China vale apena provar um pedaço dessa história.

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