Humanismo radical

Na medida em que o capitalismo avança em suas contradições, utiliza como um dos recursos para manter inalteradas suas condições de reprodução, a ampliação da barbárie sobre pessoas, povos e nações.

Paralelamente a esse processo, assistimos também a proliferação de discursos humanistas que, sem colocar em xeque as causas das violências e das brutalidades que desumanizam o mundo, apelam para noções abstratas de paz .

O conceito de “humanidade” não existe desde sempre. Reconhecer no outro a humanidade que reconhecemos em nós próprios é uma noção relativamente recente se considerarmos que ela começa a delinear-se somente a partir dos séculos XV e XVI, quando, na Europa, a visão teocêntrica do mundo medieval vai sendo substituída pela visão antropocêntrica no âmbito de um processo que se articula com a ascensão da burguesia.

Em períodos históricos anteriores, seja na Idade Média ou no mundo antigo, a noção de que todos os seres humanos pertenciam a uma mesma “humanidade” simplesmente não existia e, mais ainda, não fazia sentido para um mundo dominado por aristocratas que não enxergavam nada para além de si mesmos e de seus privilégios.

No mundo grego da antiguidade, a grande referência civilizatória do Ocidente, a “humanidade” não estava presente. Não estava presente nos universais de Platão (428-27a 348-47 a.C) nem no cosmos hierarquizado de Aristóteles (384 a 322 a.C).

Platão, que foi contemporâneo da Guerra do Peloponeso (1), certamente soube como Atenas tratou os habitantes da ilha de Melos quando estes, desejando manter neutralidade no conflito, recusaram a submissão àquela cidade-estado. O episódio, narrado por Tucídides na sua monumental “História da Guerra do Peloponeso” mostra como a democrática Atenas considerou inaceitável a não submissão de Melos por entender que a pequena ilha, não possuindo um exército forte capaz de defendê-la, deveria submeter-se a uma potência militar. A lógica era simples: os mais fracos devem submeter-se aos mais fortes. Assim, Melos insistindo em não submeter-se, foi invadida por Atenas. Sua população masculina em idade militar foi executada, enquanto mulheres e crianças foram condenadas à escravidão. (TUCÍDIDES,2001. Livro V, p.346/354). Para os atenienses não existia, portanto, “humanidade” no mais fraco.

Na Grécia antiga ou em tempos mais recentes, inclusive em nossa época contemporânea, o mais fraco e o diferente continuam tendo a sua humanidade negada , o que, em tese, torna aceitável o seu extermínio. Assim, a violência contra povos e nações que não se enquadram na lógica dos interesses das grandes potências econômicas e militares, assim como também a violência contra moradores das periferias das grandes cidades, não causa grandes comoções, como se humanos não fossem.

Isto nos leva a pensar que, hoje, a noção de humanidade, embora não cause estranheza, como poderia causar a um grego da antiguidade, é, na maioria das vezes em que é invocada, uma mera abstração. Discursos humanistas proliferam. Porém, não há perspectiva humanista possível sem o questionamento e a denúncia de condições desumanizantes causadas por um modelo econômico, social e político que rouba das pessoas a sua humanidade ao transforma-las em simples peças na grande engrenagem da produção das riquezas que serão apropriadas por alguns poucos.

A paz universal celebrada, ou, pelo menos lembrada a cada primeiro de janeiro, só será possível a partir de um humanismo radical onde , mais do que a medida de todas as coisas, os seres humanos não sejam considerados coisas.

É nessa perspectiva que a o socialismo permanece atual ao propor a superação das condições que transformam o trabalho, de atividade humanizadora por excelência, em atividade alienada, na qual os trabalhadores, sendo apenas um meio para a produção de riquezas, não se reconhecem no fruto do seu trabalho. Mas, para além do fim da alienação do trabalho, o socialismo defende que a libertação dos trabalhadores é também a libertação de toda a sociedade uma vez que a busca insana pelo lucro é também alienadora e desumanizante.

Assim, o socialismo ultrapassa o discurso abstrato dos humanismos de vários matizes que se apegam às consequências de um modelo desumanizante de sociedade mas não se atrevem a tocar nas suas causas. Indo às raízes da desumanização e apontando formas concretas de supera-las, o socialismo é, de fato, o humanismo radical.

___________________
(1) Considerada um dos maiores conflitos da antiguidade, a Guerra do Peloponeso contrapôs Atenas e Esparta que lideravam, respectivamente, a Liga de Delos e a Liga do Peloponeso. O conflito durou 27 anos (431 a 404 a.C), terminando com a vitória de Esparta.

Bibliografia
TUCIDIDES. História da guerra do Peloponeso. Prefácio de Hélio Jaguaribe; Trad. do grego de Mário da Gama Kury – 4ª edição – Brasília. Editora Universidade de Brasília, Instituto de Pesquisa De Relações Internacionais – IPRI; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2001.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor