Papel do Estado no Desenvolvimento

Com grande satisfação participei do debate promovido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, estado que considero altamente politizado, sobre o Papel do Estado no Desenvolvimento. Foi dia 9 de agosto e estive lado a lado com os amigos Márcio Pochmann, presidente da Fundação Maurício Grabois, e Roberto Requião, senador da República pelo Paraná.

Debate denso, transmitido em rede, que teve a participação de mais de 300 pessoas. Parabenizo e agradeço o convite formulado pelo deputado estadual Edgar Preto, do PT, presidente daquela Instituição.

Boa noite, senhoras e senhores, companheiros da mesa e do plenário. Estou grato e honrado pelo convite a este Debate promovido pela ALERGS, pelo que cumprimento os deputados e ex-deputados aqui presentes.

Quero contribuir para o debate alinhando sintéticas reflexões para debater o tema: inicialmente um rápido bosquejo de nossa trajetória moderna enquanto país, depois situar rapidamente o debate na esquerda sobre o papel do Estado para as alternativas que se põem face à globalização neoliberal e à crise estrutural do capitalismo e, por último, formular algumas proposições para as saídas e perspectivas para a crise que o Brasil está vivendo, envolvendo o papel do Estado.

SAIBA MAIS clicando no documento abaixo:



As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor