São Paulo Diverso

O mercado de trabalho brasileiro mostra grandes desigualdades quando comparamos negros e brancos. Apesar de serem maioria em algumas categorias profissionais, como aprendizes e trainees, em todo o restante do quadro das empresas, os trabalhadores brancos superam em muito os trabalhadores negros. Em cargos de supervisão, os brancos representam 70% e em cargos gerenciais este número chega a 90%; no quadro executivo os negros representam 4,7% e nos conselhos de administração apenas 5%.

São dados como estes que mostram a importância de se discutir a diversidade racial no mundo do trabalho. Uma cidade como São Paulo, que possui mais de 4 milhões de pessoas autodeclaradas negras, necessita que este alto índice se reflita no ambiente profissional.

Por isso, criamos há dois anos na Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial o projeto São Paulo Diverso, um fórum de debates que tem como foco a inclusão racial no mercado de trabalho formal. A terceira edição do evento acontecerá no dia 09 de novembro, no Anhembi, e reunirá a presidente do Magazine Luiza, Luiza Trajano, o vice-presidente da Microsoft, Rodney Williams, o presidente da Bayer, Theo van der Loo, o diretor do Carrefour, Paulo Pianez, e outros representantes de grandes empresas, como Pandora, IBM, e Coca-Cola. As inscrições já estão abertas no site oficial do São Paulo Diverso.

No momento em que tanto se clama pelo retorno da prosperidade econômica no Brasil, se faz oportuno perguntar: que modelo de desenvolvimento econômico desejamos para o país? O modelo padrão do século 20, que nos colocou como umas das maiores economias do mundo, mas também uma das mais desiguais? Ou um modelo de crescimento econômico que inclua grupos historicamente excluídos e permita que as diferenças entre salários, cargos e oportunidades sejam eliminadas?

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor