O sol é o problema?

Dias atrás, neste mesmo espaço, publiquei “Amazônia & aquecimento global”, no qual eu polemizo a “certeza científica” do momento: a eminente catástrofe ambiental, em decorrência da elevação da temperatura do planeta e da conseqüente emissão de gases d

Recorri fundamentalmente à dialética para explicar que, como “todos os fenômenos da natureza são interdependentes”, é muito temerário se fazer afirmações conclusivas sobre um assunto no qual interage milhares de variáveis.


 



Isso não significa que não haja aquecimento global. Isto é um fato demonstrado matematicamente. O que não se pode afirmar, com rigor científico, é que este aquecimento seja produzido apenas pela emissão de GEE.


 



Agora, uma outra leva de pesquisadores e livres pensadores se levanta contra a tese de que o aquecimento global é causado pela concentração excessiva de gás carbônico na atmosfera e apresenta a própria elevação da temperatura do sol como sendo a responsável direta por este fenômeno.


 



Novamente, pela mesma lógica, é uma afirmação temerária, que padece dos mesmos vícios da tese anterior, ou seja, desconsidera os milhares de fenômenos que se inter-relacionam num processo desta magnitude.


 



Boa parte desta polêmica se orienta muito mais por razões ideológicas do que científicas, o que reduz drasticamente a sua credibilidade.
Neste momento, o mais importante não é fazer afirmações de valor científico questionável, mas sim tomar medidas que possam minorar ou evitar danos ambientais irreparáveis.


 



Pressionar os grandes poluidores mundiais, como os Estados Unidos, a adotarem medidas de redução de emissão de gases de efeito estufa e utilização de tecnologia limpa poderá ser um bom começo.


 



A tecnologia para isso já está disponível há muito tempo e só não é utilizada porque reduz a competitividade das empresas americanas e, por outro lado, tais produtos ainda são excessivamente caros para serem utilizados em larga escala.


 

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor