Batalha do Jenipapo

Celebramos esta semana o aniversário da Batalha do Jenipapo, que ocorreu no dia 13 de março de 1823, na região do atual município de Campo Maior, na então província do Piauí. Esta foi uma batalha fundamental no processo de independência e consolidação do território brasileiro.

Após a declaração de independência do Brasil, em setembro de 1822, Portugal voltou-se para o Nordeste, com esperanças de manter uma colônia lusitana nas Américas, e determinou o envio do major português João José da Cunha Fidié, veterano das guerras napoleônicas, para o Piauí. Quando irrompeu a movimentação emancipacionista no estado, que proclamara sua adesão à Independência, Fidié conduziu suas bem armadas e experientes tropas para Campo Maior. Naquele 13 de março, às margens do riacho Jenipapo, o movimento popular piauiense foi derrotado, em desigualdade de condições.

Mesmo com a derrota, a Batalha do Jenipapo tornou-se decisiva para afastar o major Fidié do Piauí e consolidar a independência e a unidade territorial do Brasil. Enfraquecidas em Jenipapo, as tropas fiéis à Coroa seguiram para Caxias, no Maranhão, onde foram derrotadas por piauienses, maranhenses e cearenses, a 31 de julho de 1831.

O patriotismo desses nordestinos foi o que derrotou os portugueses, que não conseguiram sustentar sua campanha face à determinação dos nacionais de fazer parte do Brasil independente. A retirada das tropas portuguesas do Nordeste ocorreu naquele mesmo ano.

Infelizmente, a Batalha do Jenipapo é pouco conhecida pelo povo brasileiro. Somente 182 anos depois, o próprio Estado do Piauí, por meio da Lei Estadual nº 5.507, de 17 de novembro de 2005, em reconhecimento da sua importância histórica para a independência do Brasil, passou a estampar a data na bandeira do Estado.

Em Jenipapo, foice, enxada e machado enfrentaram canhões e fuzis e escreveram uma página sofrida e nobre da história do Brasil. Louvemos a memória daqueles heróis, que deram seu sangue pela unidade nacional.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor