Atenção! Não baixar a guarda contra o Golpe

Diante do retumbante fracasso dos atos golpistas liderados pela direita, neste último domingo, tudo o que as forças progressistas e os movimentos sociais jamais se poderão permitir é comemorar e baixar a guarda.

É preciso exatamente redobrar a mobilização e nossa cruzada contra essa onda reacionária e golpista. A população, como já registrei em outros momentos neste espaço, por enquanto, apenas assiste o embate entre Democracia x Golpe, ou seja, entre as forças progressistas e a direita. Não se envolveu. Não tomou partido.

É necessário e perfeitamente possível, apesar de toda adversidade midiática, fazer o povo compreender que toda essa ferocidade da direita contra a presidenta e as forças progressistas é, em essência, contra as camadas populares, uma vez que a direita ataca a presidenta Dilma exatamente pelos inúmeros programas sociais executados pelo governo, como a construção de moradias populares, bolsa família, ampliação de universidades, universalização da saúde, bolsa universitária, etc.

Pedaladas fiscais é um mero pretexto e escapismo, o que a direita quer é golpear a presidenta para parar esses programas sociais e assegurar mais dinheiro para os banqueiros. A luta é política e ideológica, apenas isso. Até mesmo o discurso falsamente moralista eles não tem mais condições de executar. Afinal, como alguém pode falar de combate a corrupção abraçado com Eduardo Cunha, dono de 5 contas na Suíça e formalmente denunciado por receber milhões em corrupção? Só se for tão cínico ou mais corrupto do que ele.

Ademais, está mais do que evidente a truculência e o absoluto desrespeito pelo processo legal com que a direita tenta golpear, usurpar o legítimo mandato da presidenta Dilma. Não apenas quando propõe um impeachment sem qualquer base legal, como dezenas de juristas já demonstraram, mas também pela tentativa de golpe dentro do golpe, quando montaram uma comissão ao arrepio dos líderes partidários e sem respeitar o elementar principio da proporcionalidade – regra básica das casas legislativas. E para não restar dúvidas quanto as suas intenções golpistas ainda impuseram o voto secreto, típico dos covardes que querem se esconder da sociedade e de seus compromissos partidários.

Quem tem respeito pela democracia certamente está indignado com os dois golpes que a direita (Eduardo Cunha, PSDB, DEM, PPS, etc) acaba de executar: aceitar um pedido de impeachment sem qualquer base legal e rasgar a constituição para montar uma comissão processante de acordo com os seus interesses. Tamanho abuso e truculência é raro, mesmo no parlamento brasileiro. Mas não percamos o foco: é possível e necessário derrotar essa horda golpista liderada por um chantagista denunciado por corrupção no STF. E a primeira medida é exatamente mobilizar o povo. O ato do dia 16 tem esse simbolismo e assim devemos ter presente.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor