O antiterrorismo da Otan 

 "O terrorismo constitui uma ameaça direta contra a segurança dos países da Otan”, declarou o Conselho do Atlântico Norte ao condenar “os ataques terroristas contra a Turquia” e ao comprometer-se a acompanhar de muito perto as operações na fronteira oriental da Otan. 

Só na Turquia, a Otan tem mais de vinte bases militares reforçadas por baterias de misseis estadunidenses, alemães e espanhois, com capacidade de destruir objetos voadores no espaço aéreo sírio. Na cidade de Izmir, a OTAN transferiu o Landcom, comando das forças terrestres dos vinte e oito países membros, hoje em plena atividade.

Como mostram as enquetes do New York Times et do The Guardian, sobretudo nas províncias turcas de Adana, Hatay e na Jordânia, a CIA abriu, há muito tempo, centros de treinamento de militantes islâmicos, oriundos do Afeganistão, Bosnia, Tchetchênia, Libia e outros países, os preparando e os armando para cometer ações terroristas na Síria. O apoio da CIA também destinou-se àqueles que formaram o ISIS (Estado islâmico do Iraque) para derrubar o governo de Damasco e que em seguida atacaram o Iraque no momento em que o governo do xiita al-Maliki se afastava de Washington e se aproximava de Pequim e Moscou. As armas que chegam via Arabia Saudita e Qatar entram na Siria por meio da fronteira turca, onde centenas delas transitam cada dia sem nenhum controle.

Por detrás do biombo da “luta contra o Estado Islâmico”, a Turquia ataca os curdos do partido dos trabalhadores do Curdistão (PKK) que lutam contra o grupo Estado Islâmico. Apoiado pela Casa Branca, o porta-voz Alistair Baskey define o PKK como um “grupo terrorista”, ao afirmar que “a Turquia tem o direito de se defender contra os ataques terroristas dos rebeldes curdos”.

Concomitantemente, Estados Unidos e Turquia chegaram a um acordo sobre um plano para a criação de uma “zona segura”, “livre do Estado islâmico”, ao longo de uma faixa que possui centena de quilômetros e que se estende do território sírio à fronteira turca. O plano prevê a utilização de caça-bombardeiros estadounidenses, presentes na Turquia e forças terrestres turcas, acompanhadas de operações secretas por forças especiais EUA/Otan.

Esta faixa territorial sobre a qual sera imposta “no-fly zone” deveria estar controlada por aqueles que o New York Times define como “rebeldes sírios relativamente moderados”, armados e treinados pelo Pentagono, entre os quais muitos se alistaram no grupo Estado islâmico e na Frente jihadista al-Nosra.

Ao autorizar ataques aéreos para apoiar os “rebeldes” treinados pelo Pentagono, Obama autoriza a guerra aérea EUA/Otan contra as forças governamentais sírias. Grupos “rebeldes” também são apoiados por Israel, como declarou o ministro da defesa Ya’alon (ver The Times of Israel, de 29 de junho de 2015). A criação da “zona segura” com fins humanitários para dar abrigo aos refugiados sírios constitui o começo do projeto oficial do desmantelamento da Siria, estado soberano e membro da ONU, que renunciou armas químicas, ao contrario de Israel que possui até armas nucleares.

A Otan “presta socorro” ao Iraque, ameaçado pelo Estado islâmico: a organização do Tratado do Atlântico Norte anunciou no dia 31 de julho que ela treinara, na Turquia e na Jordânia, combatentes iraquianos (selecionados por Washington para a balcanização do Iraque). Dessa maneira, a Otan utiliza a estratégia que visa a redesenhar o mapa do Oriente Médio, apagando, como foi feito na Iugoslavia e no Norte da África com a Líbia , os estados considerados como obstáculos aos interesses do Ocidente, provocando milhões de mortes e refugiados, enquanto a Casa Branca publica a petição popular contra a morte do leão Cecil, a fim de mostrar toda sua humanidade.

Fonte: ll Manifesto 
*Traduzido do francês por Maria Quitéria Turcios

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor