África

África dos mistérios profundos, da ancestralidade humana, dos eternos desafios, do tráfego negreiro e das guerras de ontem e hoje. Da pujança, da tecnologia, dos recursos minerais infindáveis e da secular cobiça ocidental. Dos grandes líderes Nelson Mandela, Samora Machel, Patrice Lumumba e Winnie Mandela.

Um pouco da visão real, sem os estereótipos costumeiros da fome, guerra, atraso e ignorância, como o ocidente costumeiramente insiste em retratá-la, é o que o público pode conferir até o final de agosto na exposição ‘Africa Africans’, no museu Afro Brasil, no parque do Ibirapuera, em São Paulo.

A mostra reúne mais de 20 artistas africanos que moram no continente, assim como alguns que hoje fazem sucesso vivendo em outras partes do mundo e também afrodescendentes de fora da África, mas que se inspiraram na pluralidade estética e social presente na região.

Em um momento em que se discute tanto a questão racial, seja por conta da declaração infeliz do técnico Dunga da seleção brasileira em recente coletiva – “Eu até acho que eu sou afrodescendente de tanto que apanhei e gosto de apanhar” –, ou nos episódios de agressão racial contra a apresentadora Maria Júlia, da TV Globo, reunir esses artistas de vanguarda no maior país negro fora da África é uma iniciativa mais que oportuna, pois reafirma, para aqueles que ainda têm dúvida, a importância e a contribuição cultural deste rico continente para a humanidade.

A definição para esse encontro de história e realidades tão próximas e parecidas é sintetizada na frase de Emanoel Araújo, curador da mostra: “No Brasil, os fios que nos unem ao continente e que, durante muito tempo ficaram esquecidos e escondidos pelo racismo cordial característico da sociedade brasileira, nos impelem a buscar uma África que é, muitas vezes, criada pelo imaginário”.
Se leis no Brasil como a 10.639/03, que obriga o ensino da África e de seus descendentes em nossas escolas, são fundamentais para nos ajudar a entender, respeitar e combater o racismo, a exposição ‘Africa Africans’ é uma importante e essencial contribuição para esse fim.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor