O lado bom da crise

Crises, do grego krísis, ato de separar, julgamento, evento, momento decisivo. Não há quem não tenha vivenciado uma. Das diversas formas de crises, existencial, social, econômica ou política só existem duas certezas: que elas não persistem para sempre e que é possível sairmos fortalecidos. As crises são momentos de rupturas e geram reflexões e aprendizados. As lições suscitadas por uma crise servem como amadurecimento. As reflexões alimentam utopias e esperanças.

Um exemplo foi a crise das últimas décadas. Aprendemos, com a crise econômica dos anos de 1980, que com inflação não se brinca e após aquele período todos os governos que vieram, tiveram no foco de seus mandatos o combate à inflação.

Na década anterior o país teve de aprender com a “crise do petróleo” que as reservas do combustível não eram infinitas. Saímos dessa crise, do início anos de 1970, com o firme propósito de que fontes alternativas teriam de ser criadas. Surgia então a indústria do álcool tornando o Brasil líder mundial no seguimento. A crise de mais 40 anos atrás semeou, para hoje, as bases da indústria de biocombustível e até da prospecção do pré-sal.

Foi também a crise política, nos anos de 1960, que levou o país ao obscurantismo das torturas, das mortes e desaparecimento de centenas de pessoas durante os 20 anos que perdurou a ditadura militar, deixando a lição de que democracia pode ser algo complexo de exercer, mas não inventaram ainda regime melhor. Ditadura nunca mais!

Não sabemos ainda quais lições a atual crise política poderá deixar como marca para as próximas gerações, mas, uma coisa é certa: pela primeira vez na história do Brasil, grandes empresários e pessoas que jamais poderíamos sonhar, estão de trás das grades. Isto só reforça a tese de que toda crise, tem seu lado positivo.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor